construct2-arkanoid-pt1-capa

Prefere tutoriais em vídeo? Acesse o vídeo deste tutorial no nosso canal do Youtube! – http://youtu.be/KHN_T8r6_dQ – Équilibré Cursos e Treinamentos

Esse tutorial é dirigido para aqueles que não conhecem (ou conhecem bem pouco) o Construct 2, programa usado para se criar jogos 2D. Mas eu assumo que você leitor tem o mínimo de conhecimento de informática no geral (como abrir janelas, como fechar janelas, comandos padrão para mudança de nomes de arquivos e afins etc).

Requisitos:

  • Baixar e instalar Construct 2, afinal não podemos criar um jogo sem o programa, não é?
  • Baixar os sprites e salvá-los em algum lugar do seu computador. (disponíveis abaixo)
  • Saber usar teclado e mouse.
  • Ter algum navegador no seu computador (Google Chrome, Firefox etc).

Nota: mesmo que você já conheça o programa e já tenha feito jogos nele, recomendo que acompanhe esse tutorial. Ele pode ter algo que você ainda não conheça / entenda.

Sprites: (Clique com o botão direito do mouse em cima do link de cada sprite e selecione a opção Salvar link como… ou algo parecido em seu navegador)

Muito bem, sem mais delongas, vamos começar o tutorial! Nesta primeira parte, nós vamos fazer o básico: criar um novo projeto, ajeitar as camadas e importar alguns sprites para o nosso jogo.

Abra o Construct 2. Você vai se deparar com a seguinte janela:

construct2-arkanoid-pt1-1

Clique na engrenagem no canto superior esquerdo da tela, e em seguida clique em New. Com isso você poderá criar um novo projeto e começar o seu jogo!

construct2-arkanoid-pt1-2

Depois de concluir esse passo, você vai ver a seguinte janela:

construct2-arkanoid-pt1-3

Selecione New empty project e aperte Open no canto inferior direito. Pronto, você acabou de criar um novo projeto, e iremos trabalhar em cima dele! Assim que você concluir esses passos, você verá algo como na imagem abaixo:

construct2-arkanoid-pt1-4

IMPORTANTE: Agora que vamos mexer em alguma coisas, lembre-se de sempre apertar ENTER no seu teclado sempre que fizer alguma modificação nas propriedades, layers ou parecidos (mudar nomes, valores etc)!

Vamos dar uma arrumada em algumas coisinhas! Você consegue ver, no canto superior direito da tela, uma janelinha Layers? Logo abaixo, há a palavra Layer 0. Essa é uma camada. As camadas no Construct 2 funcionam como camadas no Photoshop, ou Gimp ou outros programas de edição de imagens. São espaços individuais nos quais podemos por objetos e trabalhar separadamente neles, sem influenciar outros.

Clique em Layer 0 e repare agora na parte superior esquerda da tela, na janela Properties. Essas são as propriedades da nossa camada. Por agora iremos modificar apenas o campo Name, que no momento se chama Layer 0 também. Clique nesse nome (Layer0). Isso fará com que o programa nos permita mudar o valor desse campo. Escreva paredes e aperte a tecla Enter do seu teclado. Pronto, você trocou o nome da camada! E, obviamente, nessa camada iremos colocar as paredes que delimitam o espaço do nosso jogo.

construct2-arkanoid-pt1-5

Agora vamos criar uma camada para pormos os objetos que não são paredes. Você já sabe aonde fica a janelinha de Layers, não é? Então clique no sinal de mais (ou positivo) que tem nela. Isso vai adicionar uma Layer ao jogo. Nomeie essa Layer objetos.

Agora clique duas vezes em qualquer lugar da janela que tem um retângulo branco. Isso abrirá a janela Insert New Object. Selecione o item Sprite e aperte o botão Insert, ou simplesmente clique duas vezes no item Sprite.

construct2-arkanoid-pt1-6

Isso abrirá algumas janelas, como mostrado na figura abaixo.

construct2-arkanoid-pt1-7

Por enquanto, vamos nos preocupar com a janela maior, a Edit Image: Sprite (Default, frame 0). Aperte o botão com um desenho de uma pasta aberta. Isso fará com que seja aberta uma janela para você abrir um arquivo, e o arquivo que abriremos é o bricks.png que você baixou aqui do site, então você vai ter que navegar no seu computador até a pasta na qual você salvou a imagem. Vai ser mais ou menos assim:

construct2-arkanoid-pt1-8

Selecione bricks.png e aperte o botão Abrir (ou Open, dependendo da língua do seu Windows). Você vai ver algo como na imagem abaixo:

construct2-arkanoid-pt1-9

Importante: feche essa janela (clique no “x” vermelho no canto superior direito dessa janela, e não da janela principal do Construct 2)! Você verá os tijolos coloridos gigantes na sua área de trabalho do Construct 2, mas não se assuste, por agora deixe assim mesmo. Repita o processo de adicionar sprites mais duas vezes, mas agora carregue as outras imagens que você baixou, ball.png e ship.png. No final disso tudo, você vai ter uma tela mais ou menos como na imagem abaixo:

construct2-arkanoid-pt1-10

Isso significa que você carregou todas as imagens para o seu jogo direitinho! E por agora é só isso mesmo. Nós continuaremos a construir o jogo na próxima parte. Iremos redimensionar as imagens e separar os tijolos e os dois estados da nave, que são: nave normal e nave com armas.

Nesta parte você aprendeu a criar um novo projeto, renomear uma camada e importar as imagens (sprites) do seu jogo. Até a próxima!

Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout / Arkanoid

Parte 1
Parte 2

One comment on “Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout/Arkanoid parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *