Prefere tutoriais em vídeo? Acesse o vídeo deste tutorial no nosso canal do Youtube! – http://youtu.be/t8OS_elQRns – Équilibré Cursos e Treinamentos

Muito bem, nós já importamos os sprites principais do nosso pequeno clone de Breakout / Arkanoid. Mas eles estão enormes, e dois deles precisam ser editados para que separemos os tijolos e as naves.

Vamos fazer essas separações e diminuir todos os sprites.

Comecemos por clicar duas vezes na imagem dos tijolos. Você vai ver as seguintes janelas:

construct2-arkanoid-pt2-1

Você percebeu que há uma janela abaixo da principal que mostra os tijolos? Essa janela se chama Animation frames. Clique nela! Vai ficar assim:

construct2-arkanoid-pt2-2

Agora clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar dessa nova janela, e selecione Import frames -> From sprite strip… Isso fará com que uma janela do Windows explorer seja aberta. Selecione novamente o arquivo bricks.png e, na nova janelinha que se abre, ponha os seguintes valores e aperte o botão Ok.

construct2-arkanoid-pt2-3

Isso vai modificar a janela Animation frames, que vai ficar assim:

construct2-arkanoid-pt2-4

Você está vendo a pequena imagem com todos os tijolos com o número 0 logo abaixo? Selecione ela com o mouse e a apague, apertando Del do seu teclado. Nós não precisamos dela. Você vê uma pequena janela chamada Animations logo ao lado da janela principal de edição de sprites? Clique nela!

Agora, repare na janela do lado esquerdo da sua tela, no canto superior esquerdo. Essas são algumas propriedades do Sprite, e a janela se chama Properties. Dê uma olhada no item Animation ‘Default’ properties. Veja a opção Speed. Ela tem o valor inicial 5, e você vai mudar ela para 0.

construct2-arkanoid-pt2-5

Agora feche todas as janelas de edição de sprites e o monte de tijolos virou apenas um! Perfeito!

Selecione o seu tijolo e repare novamente na parte esquerda da tela. Procure a opção Size. Procure por conta, a partir de agora utilizarei menos imagens pois, a essa altura, você já deve saber que os objetos têm propriedades que aparecem na parte esquerda da tela, entre outras coisas!

Clique no campo logo ao lado do item Size e substitua o valor por 85, 35 (Ponha exatamente assim, com vírgula. Estamos dizendo que nosso tijolo tem 85 pixels de largura por 35 de altura!). Agora você tem um tijolo pequeno!

Vamos cuidar agora da nossa nave. Repita os passos anteriores de clicar duas vezes na nave com o botão direito do mouse, ir na janela Animation frames, selecionar Import frames -> From sprite strip…, mas dessa vez, coloque os valores 1 e 2 na janela Import sprite strip. Apague a pequena imagem das naves com um 0 logo abaixo dela. Vai ficar assim:

construct2-arkanoid-pt2-6

Repare que essa primeira nave tem um pedaço das armas da segunda em seu frame. Nós precisamos apagar isso e ajeitar a nave!

Selecione a ferramenta Rectangle select (destacada na imagem abaixo), selecione toda a imagem clicando em um ponto dela e arrastando seu mouse enquanto mantêm o botão do mouse segurado (como se você fosse fazer uma seleção no photoshop, paint ou gimp) e solte o botão! Agora a nave está selecionada! Você pode clicar e arrastar a nave para baixo, posicionando-a como na imagem abaixo.

construct2-arkanoid-pt2-7

Repita o processo de passar o item Speed da janela Animations para 0 e feche as janelas de edição de sprites. Redimensione a sua nave com as dimensões 175, 50 (da mesma maneira como fizemos com o tijolo!).

Agora só falta redimensionar a bola! Use as dimensões 24, 24.

No geral, seus sprites agora estarão mais ou menos assim:

construct2-arkanoid-pt2-8

E pronto! Essa parte está feita! Continuaremos na parte 3!

Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout / Arkanoid

Parte 1
Parte 2
Parte 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *