Prefere tutoriais em vídeo? Acesse o vídeo deste tutorial no nosso canal do Youtube! – Équilibre Cursos e Treinamentos

Comecemos a terceira parte do nosso tutorial de construção de um jogo no Construct2!

Se você se lembra, na parte anterior nós deixamos os sprites com um tamanho menor. Agora iremos adicionar alguns comportamentos aos nossos objetos de jogo.

Dê uma olhada na parte esquerda da tela, abaixo da janela de camadas (Layers). Há uma janela chamada Objects, e é nela que vamos trabalhar por agora. Nessa janela, repare que há os nossos objetos criados (o tijolo, a bola e o player) mas eles têm nomes genéricos como Sprite, Sprite2 e Sprite3. Vamos mudar esses nomes!

construct2-arkanoid-pt3-1

Clique com o botão direito do mouse em cima do objeto do tijolo (na janela Objects) chamado Sprite e selecione a opção Rename. Agora é só escrever o nome. Podemos usar o nome tijolo mesmo. Faça o mesmo para os objetos Sprite2 e Sprite3, renomeando-os respectivamente bola e jogador. A coisa vai ficar assim:

construct2-arkanoid-pt3-2

Agora clique, ainda na janela Objects no objeto tijolo para selecioná-lo, e veja as suas propriedades na janela da esquerda da tela. Procure o campo Behaviors e você verá essa palavra também em azul, um pouco abaixo e mais à direita dentro dessa janela. Aperte no Behavior em azul e, na janelinha que se abre, selecione o sinal de mais (ou positivo).

construct2-arkanoid-pt3-3

Isso vai abrir a janela Add behavior. Essa janela contém uma lista com vários comportamentos que podemos adicionar aos nossos objetos. Para os tijolos, usaremos apenas Solid, então dê dois cliques nele, ou selecione o item e depois aperte o botão Add.

construct2-arkanoid-pt3-4

Depois que você adicionar o comportamento Solid no tijolo, você retornará à janelinha anterior, aquela que tem o sinal de mais (ou positivo), mas dessa vez você verá lá o comportamento que acabou de adicionar. Pode fechar essa janelinha.

Agora vamos adicionar comportamentos para a bola e também para o nosso jogador. Selecione o objeto bola na janela Objects e, repetindo os passos para o tijolo, adicione a ela o comportamento Bullet. Ele está lá no final da janela Add behavior.

construct2-arkanoid-pt3-5

Repita mais uma vez todo o processo para o jogador, mas agora adicione o comportamento Platform. Veja na imagem acima que esse comportamento está bem próximo do Bullet.

Agora só nos resta fazer alguns ajustes antes de partir para a próxima parte do tutorial.

Selecione o objeto bola na janela Objects e dê uma olhada em suas propriedades na janela da esquerda. Procure o campo Behaviors, como já fizemos anteriormente e note que agora, para a bola, ele possui o comportamento Bullet como subitem, e esse comportamento tem algumas propriedades!

construct2-arkanoid-pt3-6

Você vê o item Bounce off s… na imagem acima? O valor padrão dela é No, então mude-o para Yes. Isso vai fazer com que a bola rebata de paredes, dos tijolos ou do jogador, característica do estilo de jogo que estamos criando.

Para terminar, selecione o objeto jogador na janela Objects e repare nas propriedades dele, no item Behavior e no subitem Platform (assim como acabamos de fazer com a bola). Mude os campos Acceleration e Decelerarion para 5000, Jump Strenght, Gravity e Max fall speed para 0. Estes ajustes farão com que o jogador mova-se apenas para a direita e para a esquerda, eliminando elementos verticais do comportamento Platform.

E é isso. Terminamos a terceira parte! Nos vemos na próxima!

Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout / Arkanoid

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4

3 comments on “Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout/Arkanoid parte 3
  1. Richard disse:

    O link da parte 4 está off. Por favor, conserte isso. Estou gostando do tutorial…

  2. anderson disse:

    a parte 4 do “Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout/Arkanoid
    obrigado sou iniciante

  3. Luiz Medeiros disse:

    Ola, gostaria de saber se existe a parte 4 do “Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout/Arkanoid’. Nao sei se é proposital, mas falta exatamente o desfecho do jogo. Como sou iniciante na construão de jogos digitais, gostaria que compartilhasse

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *