Aposto que você está todo animado para ver seu jogo funcionando, não? Pois bem, continuemos então com o tutorial!

Vamos começar fazendo algo que poderíamos fazer na parte anterior, mas que esse que vos escreve esqueceu completamente.

Para manter a simplicidade do tutorial, que tem como objetivo dar uma introdução ao Construct 2, trabalharemos com o jogador fazendo ele refletir a bola com um Behavior do tipo Solid.

Se você não sabe o motivo de eu dizer isso tudo, eu explico: Arkanoid tinha uma maneira peculiar de lidar com a bola quando ela batia no jogador. Se a bola batesse no canto direito do jogador, ela era direcionada para a diagonal direita. Se batesse no canto esquerdo, ela era direcionada para a diagonal esquerda. Se batesse no meio, ela era projetada para cima.

Esse tipo de comportamento exige um certo cálculo que nem é complicado, mas que não cabe neste tutorial, por seu nível básico.

Então, adicione um Behavior do tipo Solid ao jogador! Nós já fizemos isso antes, então não me venha com churumelas falando que não sabe como fazer! Seu jogador agora tem dois Behaviors: Platform e Solid.

tutorial-construct2-05-01

Posicione o jogador mais para baixo e para o meio da tela e rode o jogo. Repare que agora você pode impedir que a bola saia da tela mexendo seu jogador! Mas se você prestar bem atenção, vai ver que a bola não chega a bater no jogador, ela é refletida antes!

O motivo disso é que o detector de colisões do jogador não está lá essas coisas. Que tal arrumarmos ele? Clique duas vezes no jogador, abrindo a janela de edição de sprites. Agora clique na ferramenta Set collision polygon (a última da lista esquerda) e você verá linhas azuis e quadrados vermelhos rodeando a imagem do jogador.

tutorial-construct2-05-02

Essa é a caixa de colisão! Vamos modifica-la um pouco, clicando nas pontas vermelhas superiores e as arrastando um pouco para baixo. Deixe como na imagem abaixo:

tutorial-construct2-05-03

Feche a janela e rode o jogo novamente. Agora sim, a bola toca no jogador e só aí ela é refletida. Bem melhor!

Muito bem, vamos à segunda etapa desta parte! Destruir os tijolos!

Vamos pensar no seguinte: nós temos diversos tijolos de cores diferentes. Para não estender o tutorial demasiadamente, vamos usar apenas o azul e o verde. Mas criaremos uma diferença! O tijolo azul é destruído com apenas um toque da bola, e o verde é destruído com dois. Agora iremos trabalhar com variáveis e, finalmente, veremos eventos!

Comecemos! Clique no tijolo na janela Objects. Na janela de propriedades do tijolo, à esquerda da tela, procure o item Instance Variables, que tem um campo com este exato nome, só que em azul. Clique nele!

tutorial-construct2-05-04

Você será agraciado com a janelinha acima! É nessa janela que podemos adicionar variáveis aos nossos objetos. Aperte o botão que parece um sinal de mais (ou positivo) e, no campo Name, troque Variable 1 por Hits e não mexa em mais nada. Essa variável vai cuidar da “energia” dos tijolos. Os tijolos azuis terão 1 ponto de Hits e os verdes terão 2 pontos de Hits.

tutorial-construct2-05-05

Feito isso, vamos aos eventos? Lembra quando eu disse para você mexer em alguns valores naqueles itens, Snap to grid? Olhe um pouquinho abaixo dela e você vai ver abas, sendo que uma se chama Layout 1 e a outra Event sheet 1. Clique na Event Sheet 1.

tutorial-construct2-05-06

Está vendo as palavras Add event logo abaixo da aba na qual você acabou de clicar? Clique aí! Isso vai permitir que trabalhemos com nossos primeiros eventos!

Na janela Add event clique duas vezes em System e depois mais duas vezes em On start of layout. Isso adicionará uma linha no nosso Event sheet 1 com a opção que acabamos de escolher. Veja a sequência na imagem abaixo:

tutorial-construct2-05-07

Agora, clique com o botão direito do mouse na setinha verde logo à esquerda do item System. E certifique-se de que é bem em cima da seta! Agora selecione Add e Add sub event.

tutorial-construct2-05-08

Como você já conhece o processo, faça sem a ajuda de imagens o seguinte: seleciona tijolo, ache o item Animations e selecione Compare frame. Isso vai abrir a janela abaixo.

tutorial-construct2-05-09

Deixe assim mesmo. Esse pedaço diz para o sistema verificar qual frame do tijolo é exibido. Se for o frame 0, quer dizer que o objeto é o tijolo azul. Se for 1, é o tijolo verde, e por aí vai. Deixe 0 e aperte Done. O resultado será o seguinte:

tutorial-construct2-05-10

Repita o processo, mas dessa vez, quando você ver novamente a janela Parameters for tijolo: Compare frame, mude o campo Number de 0 para 1, afinal agora queremos pegar o tijolo verde! No fim teremos isso:

tutorial-construct2-05-11

A essa altura do campeonato, você já deve ter reparado que na frente de todos eventos há uma expressão: Add action. Clique na que está à frente de Animation frame = 0. Você verá a mesma janela de antes, mas dessa vez ela se chama Add action. Os itens e opções das ações são bem parecidos com os dos eventos.

Selecione tijolo, vá até o item Instance Variables e selecione Set value. No campo Value, troque 0 por 1 e aperte Done. Repita o processo para o tijolo de baixo, mas agora troque o valor do campo Value para 2. Resultado:

tutorial-construct2-05-12

Com isso nós demos 1 ponto de energia para o tijolo azul e 2 pontos de energia para o tijolo verde. Se você quiser modificar os outros tijolos (vermelho, amarelo etc) é só você trabalhar com outros frames das animações e definir os pontos de energia para cada um deles.

E com isso, chegamos ao final desta parte do tutorial. Até a próxima!

Tutorial Construct 2 – Clonando Breakout / Arkanoid

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *