Criação de jogos – Tutorial de Unity 5 – Criado por CriaJogos

Abra seu Unity3D.

Para começar, vamos criar um novo projeto de jogo em duas dimensões. Para isso é só clicar em New Project, escolher o nome do seu projeto, o local no qual ele será salvo, a opção de 2D e terminar apertando o botão Create Project.

Unity3D

Depois de criar seu projeto, o Unity se abrirá e você vai se deparar com uma tela como a que vê logo abaixo:

Unity3D

Esta é a interface do Unity. Como esse não é um tutorial sobre a interface, não direi mais do que o essencial para a criação do nosso clone de Pong.

O próximo passo agora é importarmos as imagens do jogo. Nesse caso, iremos importar um arquivo png disponível para download aqui no site mesmo (aqui). Esse arquivo contém o jogador e a bolinha quadrada do clássico.

Para importar a imagem, clique com o botão direito do mouse na janela vazia logo ao lado da pequena lista que você vê lá pra baixo na esquerda da tela do Unity. Sabe as abas escrito “Project” e “Console”? Pois é, logo a direita desses itens com ícones amarelos que parecem lupas. Se você não os vê, deve ter apertado em “Console” sem querer. Clique na aba “Project”. Agora clique com o botão direito do mouse na janela vazia à direita e, em seguida, em “Import New Asset”.

Unity3D

Isso vai fazer com que seja aberta uma janela que vai explorar seu computador. Navegue até a pasta na qual você colocou a imagem que baixou daqui do site, e clique duas vezes nessa imagem, ou clique uma vez na imagem e, em seguida, em “Import”.

03.5

Muito bem! Agora que você importou a imagem, vai vê-la naquela janela vazia a direita da aba “Project” (que agora não está mais vazia). Repare que há uma setinha apontando para a direita nesse novo arquivo que aparece aí. Clique nele e você vai ver algo como na imagem abaixo:

04

Você pode ver que o jogador e a bolinha estão juntos, um logo ao lado do outro. Mas nós temos que separá-los para que sejam apropriadamente usados em nosso jogo! Vamos fazer isso então! Olha para a parte direita da tela, na interface do Unity, e para cima. Repare que há uma aba chamada “Inspector”. Se ela não estiver exibindo nada, ou seja, se a parte direita do Unity estiver em branco, clique na imagem que você acabou de importar, e isso deve fazer com que você veja coisas novas na aba Inspector!

Agora que você vê as opções novas no Inspector, referentes à nossa imagem importada, vamos fazer algumas coisinhas essenciais. Primeiro, veja o item “Sprite Mode”. Logo à frente desse item, você vai ver a palavra “Simple”. Clique em cima dela, e seleciona “Multiple”. Assim, dizemos eu Unity que, apesar de estarmos usando apenas uma imagem, ela será dividida em duas (ou mais, em outros jogos).

05

Aproveite e mude “Max Size” para 256, assim o Unity entende que vai trabalhar com essa textura como ela tendo o tamanho máximo de 256 pixels de largura por 256 pixels de altura., o que é mais que suficiente para esses gráficos. Depois de mudar as opções, e possivelmente explorar as outras por curiosidade (assim espero!), aperte “Apply”. Pronto, as mudanças foram aplicadas à imagem, mas ela ainda é composta por apenas um pedaço! Vamos dividí-la então! Você vê o botão “Sprite Editor” um pouco abaixo do campo “Sprite Mode” que você modificou agora de pouco? Clique nele para abrir uma nova janela!

Agora você vai ver uma janelinha com a sua imagem importada aberta. No canto superior esquerdo dessa nova janelinha, acione o botão “Slice”. Não precisa mudar nenhuma opção no dropdown que se abre. Apenas aperte agora o botão Slice e repare que existem foram “criadas” linhas ao redor dos itens na imagem importada! Agora é só apertar “Apply” no canto superior direito da janelinha, e depois pode fechá-la!

06

Agora, se você clicar na seta apontando para a direita, logo ao lado da imagem que importamos, na aba “Project” na parte de baixo do Unity, vai ver que a imagem foi dividida em duas. Agora temos separado o nosso jogador e a bolinha quadrada! Eis o resultado:

07

Para finalizarmos essa primeira parte, vamos salvar nossa cena. Vá até o menu File e clique em Save Scene. Uma caixa de diálogo se abrirá, e nela você pode por o nome da sua cena. Para simplificar as coisas, eu nomeei nossa cena de cena mesmo, mas você pode dar o nome que quiser à cena!

10

E, com isso, chegamos ao final da primeira parte do nosso tutorial. Importamos a imagem que será usada em nosso jogo, e dividimos o jogador da bolinha.

PARTE 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *