Criação de jogos – Tutorial de Unity 5 – Criado pot CriaJogos http://criajogos.equilibrecursos.net

E chegamos à segunda parte do nosso tutorial! Tenha em mente que, quanto mais eu for mostrando o Unity para vocês, menos eu vou sendo detalhista nos tutoriais quanto à interface do Unity! Eu ainda vou explicar tudo o que for possível, nos mínimos detalhes, mas, conforme você vai se acostumando com a interface do Unity, eu não preciso mais ser tão específico como “Olhe para a parte superior direita da janela para ver o Inspector”, né?

Muito bem, agora que estamos entendidos. vamos começar a segunda parte.

Comecemos então colocando o jogador na cena do nosso jogo. Para fazer isso, expanda a imagem que importamos e dividimos na parte anterior (clique na seta para a direita, ao lado da imagem), e então clique e arraste APENAS o jogador. Você só precisa clicar e segurar o botão do mouse em ima da imagem do jogador, que nada mais é que um pauzinho branco. Jogue-o para a janela “Hierarchy” que fica logo acima da “Project” que usamos até agora.

08

Que tal darmos um nome a esse “novo” objeto que pusemos em nossa cena? Selecione o objeto que você acabou de arrastar para a “Hierarchy”. Certifique-se que o nome está envolvido em um campo azul, o que indica que está selecionado. Agora aperte F2 no seu teclado, ou aperte o botão direito do mouse em cima do nome do objeto, e depois selecione “Rename”. Vamos renomear nosso jogador para “player”.

09

Faça a mesma coisa agora para a bolinha do jogo. Clique e arraste APENAS a bolinha para a janela “Hierarchy”, clique em cima do nome dela na mesma janela, aperte F2 OU botão direito do mouse e, em seguida, “Rename” e dê o nome “ball” para o objeto.

unity3d-pong2-03

Joia, agora você acabou de importar o jogador e a bolinha para sua cena! Mas nós apenas começamos. O próximo passo é selecionar com o seu mouse o objeto “player” e duplicá-lo apertando ao mesmo tempo CTRL e D no seu teclado, ou apertando o botão direito do mouse em cima do objeto “player” e selecionando a opção “Duplicate”, afinal Pong é um jogo multiplayer, por mais primitivo que seja. Agora você tem dois objetos iguais, mas um com o nome de “player” e um com o nome de “player (1)”. Renomeie os objetos de acordo com seu gosto, mas para facilitar a vida, dê preferencia para algo como “player 1” e “player 2”.

05

Agora nós vamos posicionar os jogadores um em cada cando da tela. Selecione o objeto “player 1” e clique no botão que tem uma cruzinha formada por setas (olhe a figura acima, ela fica à direita do botão que parece uma mãozinha e à esquerda de um botão que tem duas setas curvas quase formando um círculo, tudo no canto superior esquerdo da interface do Unity). Isso fará com que os objetos na aba “Scene” mostrem setas verdes e vermelhas. Isso é um gizmo, uma representação gráfica dos eixos X e Y, e com ele podemos movimentar nossos objetos em cena.

06

Clicando e arrastando a seta vermelha, você movimenta o objeto no eixo X. Clicando e arrastando a seta verde você movimenta o objeto no eixo Y. Nós queremos movimentar o “player 1” e o “player 2” no eixo X, um para cada canto da tela, então iremos arrastar a seta vermelha de cada um deles, um para cada lado. Mas como saber o quanto arrastar? Nós precisamos de uma representação visual para sabermos até aonde levar os players!

Repare então na aba “Game” logo à direita da aba “Scene” que exibe seu jogo. Clique nela e você vai ver os objetos que importou, mas dessa vez com um fundo azul. Esse é o seu game previamente renderizado, é uma janela que dá uma ideia de como seu jogo está ficando, dentro dos limites da câmera principal.

Agora, clique e segure o botão do mouse na aba “Game”. Arrase e você verá que pode movimentar essa janela para qualquer lugar dentro do Unity. Nós amos deixar como na imagem abaixo, para manipularmos a cena e, ao mesmo tempo, vermos como nosso jogo está ficando. É só ir arrastando para o lado até a janela “grudar” na interface do Unity dessa maneira, e soltar o botão do mouse.

07

Repare que logo abaixo da aba “Game” existe uma frase que diz “Free Aspect”, e logo à sua direita, uma seta pequena apontando para baixo. Clique nessa frase e um menu dropdown se abrirá. Agora selecione 16:9 e você verá que a imagem na aba “Game” vai ficar menor de altura, mas maior de largura. O que nós fizemos agora foi dizer ao Unity para exibir o conteúdo da janela “Game” em um formato que é praticamente o padrão hoje em dia, o Widescreen. Não importa o quanto você redimensione a janela, a aba “Game” agora exibirá sempre o conteúdo nesse formato. Essa é a nossa representação visual de até onde iremos arrastar os players.

08

Estamos terminando essa parte do tutorial! Pra finalizar mesmo, agora selecione um objeto player por vez, para exibir as setas verde e vermelha na aba “Scene” e arraste-os um para cada lado, até ficar mais ou menos como a imagem abaixo. Para mais precisão, você pode dar uma olhada no “Inspector”, no item “Transform” de cada objeto para ver suas coordenadas X, Y e Z do item “Position” (ignore rotation e scale por agora) e igualar os números. Por exemplo: se o seu “player 1” ficar com a coordenada X 200, coloque o seu “player 2” na coordenada -200 no eixo X. Repare que antes de você mexer nos objetos player, o X tinha um valor de 0 (ZERO), ou seja, o mundo sempre começa no 0 (ZERO). Assim, se você quer objetos em posições exatas e opostas, é só usar uma coordenada com valor positivo e outra exatamente igual, mas com o valor negativo. É como se fizéssemos um espelho de coordenadas.

09

E com isso terminamos a segunda parte. Agora estamos indo para a parte complicada do tutorial. Iremos adicionar colisores e começar a usar código! Mas só nas próximas partes. Até lá!

PS: SALVE SUA CENA! CTRL+S! Ou menu FILE, opção Save Scene. SEMPRE!

PARTE 1

PARTE 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *