Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Neste texto vamos explorar a interface do Blender.

A janela padrão do Blender, mostra alguns painéis, sendo eles chamados de editores. No total, ainda na janela padrão, são 4 editores, destacados na imagem abaixo.

editores

Os editores são:

1. Outliner, no qual você pode ver os nomes dos seus objetos, assim como selecioná-los, escondê-los entre outros. Existe uma diferença no modo de selecionar objetos entre o Outliner e direto na cena: para selecionar objetos pelo Outliner, utilize o botão esquerdo do mouse, mas para selecionar objetos direto na cena, utilize o botão direito do mouse.

2. Editor de propriedades, no qual você tem acesso a inúmeras configurações para manipulação da grande maioria do que você pode fazer no Blender, como modificadores por exemplo, que lhe dá muitos adicionais para manipulação de geometria.

3. Timeline, que controla um aspecto de animações feitas no programa.

4. 3D View, que é uma representação visual tridimensional do seu trabalho com a modelagem, texturização ou o que for que você esteja fazendo no Blender.

5. Info, a qual apresenta os menus padrões da grande maioria dos softwares criados até hoje, com a diferença que, obviamente, os conteúdos dos menus seguem o contexto do programa.

O Blender dá uma liberdade incrível, e por conta disso você pode organizar os editores como bem entender, mudando ao seu gosto. Basta apenas clicar no desenho de um dos editores e escolher qual outro editor você quer exibir no lugar do atualmente ativo.

editores2

Caso você se depare com uma interface completamente diferente, toda “desarrumada”, você pode clicar no menu File → New → Reload Startup File, e isso começará um novo arquivo, além de iniciar todas as janelas em suas posições padrão.

editores3

Como de costume, no item File do menu principal, no editor Info, você tem acesso à algumas opções básicas presentes na grande maioria dos programas. Por exemplo, New cria um novo arquivo, Open… abre um arquivo que você já tenha criado e queira continuar manipulando-o, Open Recent… dá acesso rápido a arquivos que você já tenha manipulado no programa, criando uma pequena lista dos últimos arquivos nos quais você mexeu etc.

O item Add permite que você adicione elementos em sua cena, como Mesh (malhas), sendo plano, cubo, cone entre outros, Curvas, Texto e muitas outras coisas.

O item Render lhe dá opções para renderizar suas imagens ou animações. A grosso modo, renderizar seria transformar o seu trabalho em uma imagem ou em um vídeo, apesar de não se limitar a isso. O item também dá outras opções que veremos mais à frente.

O item Help, que significa Ajuda, como o nome diz, oferece uma ajuda, como um manual do Blender, acesso a logs de lançamentos novos do software, acesso à comunidade do Blender, informações do sistema e muitas outras coisas.

E, ao lado do item Help, você vai ver uma área com um escrito Default com um desenho à sua esquerda. Esse item é responsável pela manipulação do layout do Blender, dando algumas arrumações prontas para você, como a 3D View Full, para você se concentrar na modelagem, UV Editing para você se concentrar em UV Mapping, algo que veremos no futuro, Game Logic para você se concentrar na criação de jogos, entre outros.

editores4

Experimente as diversas escolhas para você ver se alguma delas lhe é familiar. Caso queira voltar ao layout original, simplesmente selecione Default.

Além de manipular, você pode acrescentar um layout clicando no sinal de + nesse mesmo campo. Isso é útil caso você queira mexer as janelas do Blender sem se prender a algum layout pré definido, já que é possível deixar o programa do jeito que você quiser. E o sinal de X ao lado do sinal de + exclui o layout selecionado nesse mesmo campo.

Logo à direita do campo de layouts, há o campo de Cenas (Scene). Você pode adicionar ou excluir, assim como o layout, pelos mesmos símbolos de + e X.

E à direita do campo de Cenas, há o campo de renderização a se usar, sendo as escolhas Blender Render, renderizador interno que existe desde que o Blender nasceu, Blender Game, para você criar seus jogos e Cycles Render, um renderizador mais atual e muito poderoso, à base de Nodes. Nós nos aprofundaremos em cada um deles com o decorrer do tempo.

editores5

Por fim, à direita do campo de renderização, você pode ver na barra diversas informações sobre seu projeto, como o número de vértices, faces e triângulos que existem em seu projeto, ou em seu objeto selecionado, caso você selecione algum objeto. Exploraremos isso mais adiante.

Índice

3 comments on “Blender Tutorial 01 – Olhadela
  1. MarcusMarcio disse:

    E o Tutorial em vide do passo a passo do Abajur!

  2. MarcusMarcio disse:

    Sra. Iná, por favor quando postar o material do blender que está para terminar, me avise. Grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *