Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Vamos falar aqui sobre a janela de Navegação 3D, que é a janela principal que se vê com o layout padrão do Blender.

Essa janela exibe o seu trabalho com o modelo 3D que você esteja manipulando, e nela existem diversas possibilidades para se trabalhar, como movimentar seu modelo, aproximar a câmera (ou afastá-la), movimentar a câmera para cima ou para baixo, rotacionar o objeto no qual você está trabalhando, entre muitas outras. Use os botões do seu mouse para explorar as possibilidades de câmera! Dica: botão do meio do mouse (apertando ou rodando a rodinha dele).

Comecemos pelos menus exibidos aos lados da janela, mais especificamente pelo da esquerda. Esse é um painel de ferramentas com botões. Dependendo do botão que você aperta, você pode movimentar, rotacionar, aumentar ou diminuir seus modelos, duplicar, juntar ou apagar seu trabalho e muito mais.

navegacao_01

Você pode ver que existem abas coladas com esse painel, e essas abas são a nova forma de organização da interface do Blender. Digo nova pois até pouco tempo atrás essas abas não existiam (não me lembro exatamente em qual versão as abas foram implementadas, mas isso é questão de menos de 1 ano da data da criação deste tutorial no dia 21/11/2015). Dependendo da aba que você seleciona, uma gama diferente de ferramentas é exibida.

Da mesma forma, dependendo do objeto que você seleciona na sua janela 3D View, uma gama diferente de ferramentas é exibida dentro das abas. Por exemplo, experimente selecionar o cubo padrão que “vem” com a cena inicial e dê uma olhada nas ferramentas referentes a manipulação dele, e depois selecione a Câmera ou a lâmpada que vêm também na cena inicial e veja que as ferramentas mudam.

navegacao_02

Vamos dar uma olhada agora em itens importantes do menu do editor 3D View, que fica na parte de baixo dessa janela que exibe os modelos 3D. Veja o botão que tem uma bolinha sólida branca. Esse é o botão com o qual podemos selecionar a forma de sombreamento do nosso modelo. Com esse botão, podemos selecionar como nosso modelo nos é apresentado. Temos várias opções como, por exemplo, modo sólido, que é o padrão cinza que você vê, o modo texturizado, que exibe seu objeto já com texturas (que você mesmo tem que por), o modo de material, que exibe as cores dos materiais no modelo, entre vários outros. Os diversos modos de sombreamento serão explorados com o andar dos tutoriais.

navegacao_03

Outro item importante é o menu Objects (objetos, logo à esquerda do botão de sombreamento) que nos mostra inúmeras possibilidades do que pode ser feito com o objeto na cena, como duplicar, duplicar linkados, trabalhar com os constraints, grudar o objeto a outro, esconder ou exibir objetos ou parte de objetos e muitas outras coisas. Esse menu é muito útil para exibir os atalhos dos comandos, algo que será bom você decorar para não ter que recorrer a menus no futuro, assim economizando tempo.

Mais à esquerda, o item Add (adicionar) é um item que nos possibilita adicionar objetos à nossa cena, como cubos, esferas, curvas ou lâmpadas.

O item Select também é importante, mas será mais explorado no futuro.

Já o item View tem sua importância por conta alguns atalhos muito importantes para usuários de notebooks (laptop) que não têm um keypad (aqueles números na parte direita do teclado), que é bastante usado para se ajeitar a visualização do seu objeto 3D.

Ainda no item View, existem mais três itens importantes, que são o Toggle Fullscreen Area, que faz com que o editor 3D View ocupe todo o espaço disponível na janela do Blender, o Toggle Maximize Area que faz com que boa parte da janela do Blender seja usada pelo 3D View, mas não toda a janela, e o Toggle Quad View que divide a janela do Blender em 4 partes, para uma visualização mais fácil do projeto, apresentando diversos ângulos dos seus objetos em Cena. Procure decorar os atalhos para esses itens. Para ativar o item, acione o atalho, e para desativar o item, acione o atalho mais uma vez.

navegacao_04

IMPORTANTE: quando você for usar os atalhos, certifique-se de que o ponteiro do mouse esteja na janela que você quer modificar! Por exemplo: se eu quero maximizar a tela 3D View, eu ponho meu mouse bem no centro dela (não precisa ser no centro, só dentro dela está bom) e uso o atalho (no caso Alt + F10). Se eu usar o atalho em outra janela, essa outra janela que será maximizada! Lembre-se bem desse detalhe para sempre manipular as janelas que deseja!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *