Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Você vai querer selecionar e “desselecionar” objetos muitas e muitas vezes no Blender. Há várias formas de fazer isso. Vamos esclarecer para você algumas delas – as mais práticas e usadas:

1- A mais comum de todas é você clicar com o botão direito do mouse sobre o objeto.

Para selecionar mais de 1 objeto, pressione SHIFT e clique no próximo objeto que queira selecionado.

2- Para selecionar todos os objetos de cena de uma vez só, pressione A, da mesma forma, para desselecionar todos os objetos de cena de uma vez só, pressione a letra A.

Outras formas de selecionar objetos:

3- Na Janela 3D, no cabeçalho abaixo identifique o item SELECT, clique nele.

blender-selecao-01Você vê na imagem, há várias formas de seleção.

a- Começando por Border Select, com o atalho = B

Ao clicar em B, vão aparecer duas linhas pontilhadas que formam um ângulo de 90º (graus). Arraste-as sobre o objeto que você quer selecionar. Aparecerá em torno do objeto uma linha laranja.

blender-selecao-02

Para desselecionar todos os objetos, pressione a tecla A. A tecla A, seleciona todos objetos de uma vez e quando clicada a segunda vez, ela desseleciona todos os objetos da cena. Para desselecionar somente um objeto por vez pressione SHIFT e clique sobre a linha laranja do objeto. Arrependeu-se de desselecionar algum objeto? Não tem problema: pressione SHIFT novamente e clique sobre ele com o botão direito do mouse!

Ainda com B você pode selecionar objetos, mesmo que não os englobe por inteiro. Significa que, mesmo que você passe o mouse em volta do objeto e o toque somente um pouquinho ele será selecionado.

Dica: Você deve ter notado que, quando seleciona um objeto por vez, o último sempre tem uma cor diferente dos outros. Isso significa que o objeto selecionado por último é o objeto ativo.

Dica: guarde o termo “objeto ativo”. Pode não ter muito significado para você agora, mas no futuro verá sua importância e a diferença que faz saber diferenciá-lo dos outros objetos.

O conceito de objeto ativo será muito importante para várias ações que você fará.

Várias operações, tipo boolean, implicam em saber qual o último objeto selecionado para ser usado como referência.

Dica: Objetos que tem a linha mais escura quando selecionado precisam de dois cliques para serem desselecionados.

Revendo:

Selecionar tudo e desselecionar tudo = Atalho = tecla A (toggle – alterna)
Se quiser desselecionar um a um aperte SHIFT e clica sobre o objeto com o botão direito do mouse.
Outras formas de selecionar e desselecionar objetos.
Vá em Select, no cabeçalho inferior, à esquerda, e clique nele.

b- Selecionando com a letra C que funciona sempre acrescentando, a menos que depois de selecionar as letras citadas você pressione ALT.

Clique na letra C, coloque sobre o objeto e arraste.

blender-selecao-03

Para aumentar ou diminuir o tamanho do círculo quando selecionado com a letra C você pode fazê-lo usando a rodinha do centro do mouse, (se tiver) ou usando o sinal de +(mais) ou – (menos) do teclado numérico.

Dica: Modo C de seleção. Você consegue sair do modo C de seleção, clicando com o botão do lado direito do mouse

c- Outra forma de selecionar objetos no Blender é você utilizando a janela OUTLINER onde você encontra todos os nomes dos objetos que está usando. Nesse caso é só você clicar no nome do objeto – e pode ser de duas formas:

1- pode clicar com o botão do lado direito do mouse, quando aparecerá um menu com várias alternativas inclusive a de selecionar.
2- pode clicar com o botão do lado esquerdo do mouse, que fará a seleção direta do seu objeto, e você pode constatar isso, porque a cor da letra fica branca.

blender-selecao-04

d- Seleção por padrão

Um dia lá depois de bastante prática, você pode ter uma cena muito povoada de objetos e ficar perdido no meio de tanta coisa. E, suponhamos que você precise achar determinado objeto, mas está bastante difícil. Se você lembrar como nomeou aquele objeto, você pode usar a seleção por padrão.

Vá no menu Select e escolha “Select Pattern” e será oferecido a você uma caixinha onde no item Pattern você verá um asterisco. Preencha esse espaço com o nome do objeto que você precisa que seja selecionado, clique em Enter e o Blender selecionará o objeto na cena para você. E, melhor ainda! Se você precisa localizar e selecionar um objeto na sua cena e só lembrar que o nome começa com a letra C.

Vá em Select, escolha “Select Pattern”, e na caixinha oferecida agora, coloque a letra C, acompanhada de Asterisco, e o Blender seleciona para você todos os objetos de sua cena que começam com a letra C….

blender-selecao-05

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *