Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Ferramentas de movimentação dos seus objetos na Janela 3D. Têm relação com a aba do lado esquerdo da tela, mais especificamente a primeira de cima, chamada Tools – (ferramentas)

06-movimentar-objetos-01

Como você vê no destaque, a primeira acima denominada Tools, mostra acima o item “Translate” que serve para movimentar seus objetos (quando estão selecionados) pela Janela 3D de forma livre.  O atalho é a letra G que é inicial da palavra inglesa Grab, em português – agarrar. Movimentar um objeto numa janela 2D num espaço 3D pode ser complicado, pois você tem pouco controle da movimentação.

Para restringir o movimento do objeto você pode usar os eixos destacados na imagem e definir movimentos para cima e para baixo, clicando em G + Z (movimentos para cima e para baixo, G+X(movimentos para os lados), G+Y (movimentos para frente e para trás). Funciona da mesma forma para quando você tem mais de um objeto selecionado. Seleciono o segundo objeto clicando na letra SHIFT, depois G+ o eixo que eu queira restringir o movimento.

Dica: se clicar num objeto selecionado para fazer uma movimentação com ele, começar a movimentação, mas no meio do processo, desistir do movimento, clicando com o botão do lado direito do mouse, os seus objetos voltarão para o local original.

Já para confirmar o movimento, isto é, para dizer ao Blender que quero que o objeto fique no lugar para o qual foi movimentado, é só soltar o botão do mouse que até então estava sendo pressionando.

Há também a possibilidade de, colocando a cena na vista 7 (ou em qualquer outra vista), identificando os eixos disponíveis, você movimente o objeto com mais precisão.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *