Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Você pode movimentar seus objetos também fazendo Rotação. A letra de atalho para essa função é o R que, felizmente nesse caso bate com a inicial do nome em nossa língua (Rotation – em inglês)

Você pode acionar a função de rotação do Blender, tanto pela tecla na aba tools>transform>rotation, quanto simplesmente pressionando a letra R

07-movimentar-rotacao-01

Há outro local que, em certas ocasiões, pode ser interessante para você tanto movimentar quanto rotacionar seus objetos.

Esse local fica na janela de propriedades do Blender no ícone object, destacado na imagem abaixo.

Tanto usando o atalho -R- quanto usando o local do ícone object, você pode rotacionar o objeto em cada um dos eixos que desejar. Nesse momento é importante você notar que todo objeto, quando selecionado, mostra um pequeno círculo amarelo, na maioria das vezes, no centro. Esse local é considerado o centro do objeto. Tanto a movimentação (G – grab) (comentada no assunto anterior) quanto a rotação, são feitas, nesse caso, usando tal centro do objeto como ponto de partida.

Pode observar que, no caso da rotação, usando o atalho R, o Blender mostra uma linha pontilhada que vai do mouse até o objeto que está sendo rotacionado. E, abaixo à esquerda o Blender mostra quantos graus o objeto está sendo rotacionado e em que sentido (positivo ou negativo). Você pode restringir o movimento de rotação da mesma forma que restringe o movimento: clicando em R+ o eixo que deseja restringir.

Lembrete: Como sempre, se fizer uma modificação, seja de movimentação ou de rotação – indesejados, você pode usar o atalho CTRL + Z, para voltar a forma anterior.

Você também pode, acionando os ícones do cabeçalho abaixo, fazer a rotação da forma demonstrada na imagem. Observe bem como a rotação ocorre em torno do eixo escolhido.

07-movimentar-rotacao-02

Dica: você pode acionar os ícones de movimentação e rotação ao mesmo tempo, clicando em SHIFT + o próximo ícone.

Há um terceiro local que você pode movimentar e rotacionar seus objetos, assim como modificar a escala (que falaremos a seguir) que é usando a Janela N, que você ativa justamente pressionando a tecla N. Esses itens estão em destaque em verde na imagem acima.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *