Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

A tecla de atalho para fazer Scale do seu objeto é S. Como já mencionado antes, todo objeto tem um ponto de origem que fica evidente quando selecionado. O ponto de origem de um objeto é, na maioria das vezes no seu centro, mas não necessariamente. Em algum momento você vai aprender a mudar o ponto de origem de um objeto. Você verá outros casos, que o ponto de origem se situa em outro local que não seu centro.

No caso de Scale, quando você vai aumentar ou diminuir a escala de um objeto, isso ocorre a partir de seu ponto de origem. Também, com relação a Scale, quando acionado, você vê a linha pontilhada ligando o mouse ao objeto que está sendo escalado.

Como os outros modos de modificação, o Scale pode ser feito em vários locais do Blender, assim, podemos fazer Scale pela janela T no item Tools, com o atalho S, ativando o ícone no cabeçalho abaixo e também na Janela N.

blender-escala-01

Dica: Se depois de fazer Scale, você não gostar das modificações, pressione o atalho ALT + S, que você retorna seu objeto às medidas originais.

Da mesma forma que em movimentar (G) e rotacionar (R), em Scale (S), se você quiser restringir o eixo a sofrer a escala é só pressionar a letra do eixo correspondente depois de ter pressionado S.

Lembrete: Para manter a alteração feita, clique com o botão esquerdo do mouse – confirma.

Se clicar em S e CTRL, o Blender vai restringir a modificação de 1 em 1 unidade.

Se clicar em S e SHIFT, o Blender vai restringir mais ainda o Scale. Serve para você fazer modificações bem pequenas.

Há também um gismo específico (destacado em vermelho no cabeçalho da Janela 3D) do Scale que se localiza no cabeçalho abaixo na Janela 3d.

Índice

2 comments on “Blender Tutorial 08 – Scale (escala)
  1. Ricardo Garrido Russo disse:

    Onde há um Tutorial onde poderia compreender a questão da escala?
    Pretendo modelar quase tudo nas escalas 1/144 e 1/200.
    Gostaria de entender como colocar nestas escalas utilizando o Blueprint e como alterar as medidas em trabalhos prontos.

    • ina disse:

      Bom dia Ricardo. Não há um tutorial explicando a questão da escala, no entanto há um curso inteiro que tem essa informação que quer e mais uma porção de outras sobre modelagem arquitetônica com medidas precisas. Se interessar dar uma olhada, o endereço é: http://wp.me/p7eWRk-GU2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *