Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Quando você deseja “juntar” ou “grudar” objetos a determinados pontos de referência no Blender. Essa ferramenta pode ser acionada onde está ilustrada na imagem abaixo. Observando o ícone da ferramenta, você nota que ele é sugestivo, porque sugere um ímã, um magneto. Logo ao lado desse ícone há outro que também deve ser clicado. Para melhor entendimento abra o menu no lugar indicado e experimente as várias alternativas.

Há várias opções quando você clica nos ícones, sendo que o primeiro é “increment”.

No primeiro caso (1- increment), ele vai grudar seu objeto na grade que está disponível na janela 3D. É muito útil, por exemplo, quando você quer medidas mais precisas de movimentação do seu objeto, e em muitos outros casos que você descobrirá à medida que aprende mais a respeito do Blender.

O ponto que o Blender usa para “grudar” o objeto na grade é o centro do objeto, definido pelo ponto amarelo de cada objeto como já falamos.

Você também pode optar por clicar em:

2- vertex, 3- edge, 4- face, 5-volume, itens que você vê ao abrir o menu indicado na imagem.

Veja em destaque na imagem abaixo do cabeçalho inferior da Janela 3D.

00

Outra forma de Snap, é vindo no item Object do cabeçalho de baixo da Janela 3D, em Snap, optar por algum desses itens: experimente cada um e observe o comportamento diferente que ele tem para cada item que você clica.

Veja em destaque na imagem abaixo do cabeçalho inferior da Janela 3D.

01

É muito possível que você não veja utilidade nesse momento para essas especificações. Mas acredite, você verá…. O que acontece muito é que são conceitos esquecidos que no final das contas, se lembrados encurtam e dinamizam muito o trabalho e tempo dispendido nos seus projetos.

Dica: O atalho para mostrar esse menu rapidamente é SHIFT +S.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *