Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Além de permitir que você manipule objetos como um todo, o Blender também oferece a possibilidade de manipular o objeto por suas partes. As partes que o Blender subdivide um objeto são 3:

Vértices
Arestas
Faces

Para você acessar esse modo de manipulação você tem 2 caminhos:

1- como na imagem abaixo (Modo Edição)

01

2- pelo seu teclado, pressionando a tecla TAB.

dica: você só consegue enviar um objeto para o modo Edição SE ele estiver selecionado!!

Antes de continuar a falar a respeito do Modo Edição, deixa eu dar mais uma informação que você verá como muito útil.

Você pode abrir quantas janelas queira no layout do Blender.

Observe que em vários cantos das janelas você tem linhas hachuradas – (em diagonal – uma ao lado da outra). Se puser o mouse sobre ela, verá que o símbolo se transforma em um símbolo de cruz. Nesse caso, clicando e arrastando o mouse você abrirá outra janela. Isso é útil por muitas razões, e no nosso caso, podemos usar uma no modo sólido e outra no modo de arame… ah! Também preciso mostrar a você a diferença entre esses modos.

Ainda no modo Objeto uma janela fica no modo sólido, e outra no modo de arame (wireless).

02

Cada círculo em vermelho são linhas hachuradas que você pode arrastar e abrir em mais janelas. Como sempre digo, você pode não ver muita vantagem nisso agora, no entanto posso garantir que verá no futuro. Então, faça esse exercício comigo!! Abra cada janela em uma nova e veja abaixo como fechá-las novamente. Agora, no cabeçalho de baixo do Modo Edição, você vê vários botões que não estavam lá no Modo Objeto. Isso porque o Blender agora, oferece a você a possibilidade de editar seu objeto por meio de vértices, arestas, ou faces. Veja, marcado em amarelo na imagem abaixo.

03

Clicando nesses símbolos marcados nas imagens você fica habilitado para selecionar aquele sobre o qual clicou….

05

Dica: Um atalho para conseguir um menu que também faz essa mudança, é CTRL + TAB. Clique nele e experimente!!Veja na imagem ao lado –

Agora, para voltar a ter somente uma janela (fechar uma janela), clique novamente na linha hachurada, arraste o mouse e veja que aparece uma seta, indicando a direção em que a janela será fechada. Se quiser mudar a posição da seta é só voltar o mouse na direção que quer fechar a janela.

04

Bem, continuando em uma só janela, no Modo Edição e Sólido, você pode selecionar, movimentar (GRAB), rotacionar (ROTATION) e modificar a escala (SCALE), tendo selecionado vértices, arestas ou faces.

Experimente cada um deles para sentir como você pode controlá-los.

Dica: Pressionando SHIFT, você adiciona vértices, arestas ou faces à seleção anterior.

Todas as operações que você tem no Modo Objeto, você também tem no Modo Edição, exceto que agora, você pode escolher a parte do seu objeto que quer modificar – vértices, arestas e/ou faces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *