Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Vamos falar agora sobre orientações que os objetos de sua cena terão e como você pode mudar tais orientações para ter mais facilidade no desenvolvimento dos seus projetos.

Orientação global e local estão diretamente relacionadas com os 3 eixos que já foram mostrados tanto no canto esquerdo inferior da Janela 3D, próximo ao cabeçalho, quanto aos que são representados quando um objeto está selecionado.

01

Por padrão, o Blender mostra a você os eixos com orientação global.

Veja na imagem à esquerda, como aparece a princípio. A princípio, o Blender mostra o seu objeto com a orientação global, sendo o AMBIENTE 3D a referência.

Agora veja a diferença dos eixos, na imagem do lado direito quando o gizmo fica inclinado, por ele usar o OBJETO como referência, portanto a orientação local.

Para movimentações para a direita, esquerda, para frente para trás, para cima para baixo com o objeto localizado na direção da grade E O AMBIENTE 3D (orientação global), a orientação global é suficiente e funciona bem.

Se, no entanto, você faz uma rotação com seu objeto e quer que ela caminhe naquela direção (diagonal) mantendo a orientação global você terá que ficar fazendo pequenos e constantes ajustes para colocá-lo no lugar adequado.

Se você mudar a orientação para local, significa que o Blender não vai mais usar a grade E O AMBIENTE 3D como referência, mas sim vai usar o próprio objeto e os eixos dele para fazer os movimentos que queira.

Resumindo: ORIENTAÇÃO GLOBAL funciona em relação à grade e o ambiente 3D, da Janela 3D para qualquer objeto.

ORIENTAÇÃO LOCAL funciona com relação ao próprio objeto; portanto por mais modificações que sejam feitas de movimentação, rotação o scale de um objeto, a orientação sempre estará relacionada ao próprio objeto!!

Se você pressionou (espero que sim!!) o local destacado em vermelho onde marca a orientação global e local, viu que há outras formas de orientação. Elas serão discutidas em aulas posteriores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *