Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Chegou a hora de desvendarmos mais uma funcionalidade (excelente, diga-se de passagem) do Blender.

Até agora nos referimos, a maioria das vezes, à aba Tools, (destacada em vermelho na imagem).

Vamos falar um pouco agora sobre a aba Create (destacada em branco) que fica abaixo da aba Tools.

01

O Blender, na sua evolução criou essas abas, do lado esquerdo na janela T para melhorar a forma de lidarmos com suas ferramentas.

Não se preocupe, nem se precipite. Você vai entender tudinho aos poucos!

Clicando na aba CREATE você tem acima “Add primitive” e as subdivisões: MESH, CURVE, LAMP, OTHER, destacados em branco.

Vamos estudar hoje a respeito de MESH.

São chamados de objetos primitivos! Eles servem de base para a criação de inúmeros objetos em seus projetos e basta clicar nos seus nomes para o Blender colocá-los na Janela 3D.

Como sempre, o Blender tem várias formas de se conseguir os mesmos resultados. Então, você aciona os objetos primitivos tanto clicando em Add no cabeçalho inferior da Janela 3D (destacado em verde na imagem abaixo), como usando o atalho SHIFT + A

Obs.: os itens ABAIXO das partes destacadas em branco e verde serão discutidos em hora oportuna, não se preocupe com eles agora!!

Por padrão, quando você abre o Blender pela primeira vez, o OBJETO PRIMITIVO CUBO é mostrado na Janela 3D.

O desenho de cada um desses OBJETOS PRIMITIVOS é mostrado na Janela T (em miniaruras) no item CREATE.

Para cada objeto colocado na janela 3D, o Blender apresenta, no Modo Objeto, (que já falamos antes) opções.

Veja na imagem abaixo!!

Veja também que se abre embaixo, (ainda na janela T) uma janela de opções para fazer modificações no objeto, opções essas que devem ser feitas ANTES de mexer no objeto, uma vez que se mexermos no objeto, a janela some.

Com relação ao cilindro, você pode ver que podemos optar pelo número de vértices, abaixo, o raio, depth – profundidade, ou melhor a altura. Abaixo, em Cap Fill Type, podemos optar por Ngon, como está configurado por padrão, que significa que o cilindro ficará com a face de cima e de baixo, tampado portanto.

02

Nesse mesmo botão, se clicar nele verá as opções de Nothing que vai tirar a tampa de baixo e a de cima, e Triangle Fan, que também coloca tampas, mas com subdivisões diferentes, que você enxerga quando leva o cilindro para o Modo Edição.

Sugiro que experimente clicar em cada um dos primitivos, observe as diferentes opções para cada um deles. Mexa nos sliders e nos botões e observe as modificações que você consegue com cada um. Treine bastante. Vá mexendo nos objetos usando o conhecimento que adquiriu até agora. Use as informações dessa aula, Scale, Grab, Rotação…

Janela de opções que se abre quando se escolhe algum primitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *