Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Assim como Photoshop, Illustrator, o Blender também trabalha com camadas. As camadas têm muitas utilidades. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que são camadas.

Pense num caderno que em vez de folhas opacas, têm folhas transparentes. Você vê o que está na folha em uso mas também vê as folhas de baixo dela.

Quando, por exemplo, você tem uma cena mais complexa pode ser interessante colocar cada objeto em camada separada, pois isso facilita muito qualquer mudança, deformação, modelagem que você queira fazer.

O Blender tem lugar para 20 camadas que são localizadas no cabeçalho de baixo da janela 3D.

Quando você abre o Blender, a primeira camada é sempre ocupada pelo cubo padrão. Isso não impede você de fazer toda uma cena numa só camada, no entanto, conforme já foi dito, pode ser muito mais proveitoso você distribuir seus objetos em várias camadas.

Se colocar mais um objeto em cena e quiser mudá-lo para outra camada, a forma mais fácil é:

1- selecione o objeto que quer mudar de camada.

2- com o mouse sobre a janela 3D, pressione M.

Vai aparecer o menu mostrado na imagem e cada quadradinho é a réplica dos quadradinhos do cabeçalho abaixo.

3- clique com o botão do lado esquerdo do mouse sobre o quadradinho (do menu) que quiser colocar seu objeto.

Observe, quando você faz esses três movimentos acima, que do lado esquerdo, abaixo da JanelaT, também aparece uma possibilidade para você mudar um objeto para outra layer. No caso do menu que você abriu pressionando a letra M já ter sumido, você pode continuar fazendo suas mudanças por esse local.

01

OBS:Se, por acaso, seu objeto sumir, veja sempre se todas as layers estão ativadas.

Dica: Há, nas versões atuais, outra forma de gerenciar suas layers (camadas), mas essa explicação será dada em post futuro quando falarmos mais sobre ADDONS

Você ativa uma layer, clicando sobre ela, e ativa a segunda (no caso de ter usado a segunda layer) pressionando SHIFT e clicando no quadradinho da segunda layer. Assim sucessivamente, sejam tantas layers quantas tenha usado.

Um atalho rápido para ativar e desativar todas as layers (é um botão de alternância entre ligar e desligar a função) é o botão do seu teclado do lado esquerdo acima, que faz apóstrofe nas palavras. Aquele que tem dois risquinhos em cima e um embaixo (no mesmo botão).

Mais um dado é importante salientar aqui mas,

Antes é preciso conhecer mais um conceito do Blender:

O de renderização.

Renderização, a grosso modo é a ação do Blender que calcula (no final do seu projeto) como é que os objetos, a luz, imagens, etc, vão aparecer na forma final. Por enquanto essa informação está boa.

Bem, você faz a renderização de uma cena pressionando a tecla F12. (Há outras formas que serão vistas depois).

Agora, você pergunta: – O que tem renderização com o assunto layers que estávamos falando antes??

Explico:

Se você deixar uma das camadas (layers) desligadas, os objetos que estiverem nelas não serão considerados pelo Blender. Portanto eles não aparecerão depois da cena renderizada.

Pode ser bom (se for isso que você quiser) ou pode ser ruim, se foi um esquecimento da sua parte de ligar todas as layers antes da renderização.

Acontece muitas vezes de eu ver reclamação nos grupos de Blender do tipo: – “Ih! Minha cena tem lâmpadas, e na renderização fica tudo escuro”….

Sim, uma das causas disso é que as lâmpadas foram trocadas de layer e ficaram desligadas na hora que foi acionada a renderização (F12).

Faça um exercício testando o que foi dito acima.

Transfira a lâmpada da sua cena padrão para outra layer usando as instruções acima. Deixe-a desativada. Agora renderize, pressionando F12.

Agora, volte para a janela 3D pressionando a tecla ESC do seu teclado. Habilite a segunda layer pressionando SHIFT e clicando nela, e renderize novamente.

Verá a diferença de iluminação entre as duas vezes que renderizou!!

Dica:

1- para renderizar a imagem pressione F12

2- para sair do modo de renderização e voltar para a Janela 3D pressione ESC.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *