Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Deletar objetos no Blender, especialmente no modo Objeto é muito simples.

No modo Edição, é um pouco mais complexo, pois envolve cada elemento que o Blender te oferece para fazer modificações no seu objeto, mas nada que você não consiga fazer.

Vejamos cada uma das formas.

Veja a imagem abaixo:

deletando_objetos_1

No Modo Objeto, como mostra ao lado, basta você clicar no Delete que o seu objeto será deletado da cena.

Para o Modo Edição, teremos agora 3 componentes que vamos lidar.

Os vértices. (vertex)

As arestas. (edges)

As faces (face)

Se você seleciona o vértice (que está em amarelo na imagem) e o deleta, note que ele está relacionado a todos os vértices destacados em preto. Então, deletar esse vértice, irá abrir um vão até os próximos vértices, destacados em preto.

03

blender-19-deletar-02

Resultando no vão acima!!

Se você seleciona uma aresta (edge) e deleta, os resultados que você consegue serão diferentes com relação ao vão.

Experimente deletar uma aresta, colocando uma esfera na sua cena e deletando cada uma das partes (vértices, arestas e faces) para entender como funciona esse processo no Blender.

Você verá que daqui a pouco isso será muito útil quando estiver construindo projetos maiores, ou mesmo modelando um único objeto.

Além das informações acima, o Blender também apresenta outros itens no menu que aparece quando você pressiona X ou DELETE.

Vejamos a função de alguns desses itens:

Os três itens destacados em vermelho à esquerda, não deletam vértices, edges ou faces, mas sim juntam. Na imagem abaixo, duas faces estão selecionadas. Depois pressionando X temos o menu abaixo..

blender-19-deletar-04

Em seguida optando por Dissolve Faces, você terá as duas faces selecionadas transformadas em uma só.

O mesmo ocorre quando você seleciona edges, e vértices.

Há algumas situações especiais que isso não funciona, mas de forma geral, sempre se obtém bons resultados com essas alternativas.

deletando_objetos_5

A imagem acima mostra o resultado que você obtém quando seleciona duas edges (arestas) e opta por Edge Collapse, como está destacado em vermelho

E, quando você seleciona toda o contorno de um objeto (edge loops- veremos isso mais tarde) pressionando ALT + Botão Direito Do Mouse sobre a edge (aresta) temos o contorno dissolvido e a divisão de edges some.

deletando_objetos_6 deletando_objetos_7

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *