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Há várias formas de duplicar objetos no Blender, tanto no Modo Objeto como no Modo Edição.

Duas formas são mais usadas e práticas. Vamos a elas:

No Modo Objeto:

Primeiro atalho para você guardar: SHIFT + D

Esse atalho duplica seu objeto da mesma forma que quando você clica no item DUPLICATE na janela T.

Pode notar que ao mesmo tempo que pressiona o botão acima (DUPLICATE), seu objeto duplicado fica grudado ao mouse e você pode movimentá-lo para outro lugar.

Já, quando duplica com o atalho SHIFT + D, isso não acontece.

No entanto, em ambos os casos acima, você pode restringir o ângulo para movimentar seu objeto (X, Y, ou Z)

Quando você duplica um objeto usando uma dessas duas formas acima, veja aqui no outliner (siga a seta branca e vermelha) que o Blender duplicou o objeto, nomeou com a extensão sphere.001 e fez um novo objeto de base para seu objeto, o sphere.001 (destacado em vermelho) Veja a imagem abaixo.

blender_duplicar_1

Obs: usei o primitivo SPHERE para fazer a xícara, e não mudei o nome do objeto.

Se você duplica seu objeto e ele tem um material aplicado, como na xícara, por exemplo, (assunto que falaremos logo logo) o Blender duplica também o material e nomeia. Você pode constatar isso, clicando no sinal de mais (+) que aparece ao lado do nome do objeto (SPHERE, no caso)

Se você quiser um objeto com o mesmo material (no caso aqui estamos falando da cor que também conversaremos proximamente) você não precisa fazer mais nada.

No entanto, se quiser mudar o material e a textura, você tem 2 caminhos:

Veja agora os destaques em amarelo na imagem abaixo: Primeiro caminho.

1- clique na esfera numerada em 1.

2- clique no nome do material que quer mudar, numerado em 2.

3- clique no sinal de menos numerado com 3.

Pronto! Agora é só colocar novo material…mas como disse veremos isso nas próximas aulas….aguarde!

Segundo caminho – ainda seguindo os destaques em amarelo:

1- clique na esfera numerada em 1.

2- clique no nome do material que quer mudar, numerado em 2.

3- não faça o número 3. Deixe como está.

4- clique no local indicado pelo número 4. Esse numerosinho que aparece aqui (no caso da imagem abaixo é o número 2) indica que o material está sendo compartilhado por dois objetos. Clicando no número, você torna o material independente… você entenderá melhor isso depois….

blender_duplicar_2

Há outras formas de você duplicar objetos, por exemplo usando o atalho ALT+D, ou clicando na janela T no item em destaque – DU´PLICATE LINKED.

Veja imagem abaixo:

Como o próprio item indica, DUPLICATE LINKED, (botão abaixo de DUPLICATE) significa que o que for duplicado, fica linkado (ligado) ao objeto original.

Os únicos movimentos que você poderá fazer com o objeto duplicado, de forma independente do objeto original, são os movimentos de Rotação, Scale e Grab.

No Modo Edição, qualquer mudança em um objeto, muda também o(s) outro(s) objeto(s).

Quaisquer outras modificações feitas no original, modificarão também a(s) cópia(s).

Isso é muito bom, quando você tem uma cena com muitos objetos iguais (um prédio com muitas janelas, por exemplo) e, quando modifica uma delas, todas as outras acompanham a modificação, sem que você precise mexer com cada objeto em separado.

blender_duplicar_3

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