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Extrusão é uma ferramenta poderosa e com ela você pode construir muitos objetos.

Vamos dar somente alguns exemplos do que pode ser feito com ela, e depois certamente você ficará curioso/a para explorar mais.

Na imagem abaixo, temos um pretenso vaso construído a partir de um círculo, com extrusões.

Coloque primeiramente sua cena de modo que ela fique de frente para você e sem perspectiva.

Para isso pressione, depois de abrir o Blender na janela padrão: os números 1 (Front) e 5 (Ortho).

Delete o cubo> Selecione-o (se já não estiver selecionado) e pressione X, clique OK no menu que aparece.

1- coloque um círculo na janela 3D. Você já aprendeu a fazer isso, mas vamos lá –

SHIFT + A> MESH> CIRCLE

2- em seguida, TAB, para ir para o Modo Edição.

Se não mexeu ainda na janela 3D, o círculo estará na horizontal e com os vértices selecionados.

3- pressione E>Z> movimente o mouse na direção de Z para conseguir a primeira extrusão.

4- pressione E>Z> novamente e em seguida S, para diminuir o círculo que se formou para dar forma ao vaso.

5- vá repetindo as informações acima até se familiarizar com o processo e siga ora aumentando ora diminuindo tentando conseguir um formato de vaso.

Se precisar, consulte o Google e veja vasos que estejam de perfil e tente seguir a linha da fotografia que está vendo.

Pegue, a princípio modelos de vasos com linhas simples para você ir treinando.

blender_extrusao_2-1

Vamos agora tentar transformar essa forma “dura” do vaso em uma forma mais suave. Para isso vamos acrescentar um MODIFICADOR (que você também aprenderá sobre eles com mais detalhes em aulas posteriores).

Faça o seguinte:

1- habilite o ícone destacado com o número 1 na imagem acima.

2 – pressione o botão “Add Modifier”. Vai se abrir o menu abaixo do número 2.

3- clique onde está marcado em 3 Subdivision Surface.

Obs: Não se esqueça de selecionar antes o objeto.

Pronto! Agora você tem uma forma mais suave do seu vaso.

Dica: Uma coisa importante a aprender no Blender, é que nem sempre o que você consegue na janela 3D é o que terá na renderização (aquele cálculo que já mencionei antes, que o Blender faz para refinar seu projeto).

O resultado da renderização é muitas vezes melhor do que consegue na janela 3D e por isso, quanto mais você pratica no Blender, mais você consegue imaginar o que precisa usar para conseguir um bom resultado.

Melhor um pouquinho não é? O vaso agora com o modificador Subdivision Surface aplicado….

O que vai ficar na sua tela (destacado em vermelho na imagem abaixo), são as configurações do Modificador que você pode manipular, no entanto, o único item que vamos mexer agora é o que está destacado em branco – View = 2 que significa o número de vezes que os polígonos serão aumentados para conseguir a suavização do vaso.

blender_extrusao_2-2

Esse vaso está sem um fundo (tampas) e pode perfeitamente ficar assim quando seu projeto não for mostrá-lo de um ângulo de baixo, mas vamos aproveitar a ocasião para ensinar mais um pouquinho para você.

Vamos explorar alguns conceitos que vamos ver nas próximas aulas….por exemplo, EDGE LOOP.

Se pressionar a tecla ALT, colocar o mouse sobre as últimas arestas e clicar veja que o Blender seleciona todo o contorno da mesh. Isso significa que ele selecionou um EDGE LOOP, conceito mais explicado em aulas à frente. Por enquanto é suficiente que você saiba fazer isso.

Com as arestas de baixo selecionadas, vamos a mais uma forma de EXTRUDE:

pressione E, em seguida S… você verá que pode tanto aumentar como diminuir o contorno da mesh. Chegue com os vértices bem próximos uns dos outros.

Agora veja a imagem abaixo:

No cabeçalho em cima do layout na Janela 3D, destacado em branco, pode ver esses números que mostram quantos vértices, arestas e faces estão selecionados.

blender_extrusao_2-3

Veja que, nesse caso, temos 32 arestas selecionadas, pois fechamos um círculo que inicialmente tinha 32 vértices.

Podemos transformar esses 32 vértices em somente 1, poupando assim cálculos futuros do Blender.

Para fazer isso temos 2 atalhos: ou pressionamos CTRL+E e escolhemos MERGE, e depois “AT CENTER” no menu que se abre, ou clicamos ALT + M e escolhemos onde queremos que o vértice único fique no menu que se abre. No nosso caso, vamos escolher “AT CENTER”.

blender_extrusao_2-4

Outro modo de extrusão é: Estando você no Modo Edição e com vértices, arestas ou faces selecionados, pressione CTRL e clique na direção que quiser a extrusão.

Fica melhor ilustrado abaixo:

blender_extrusao_2-5

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