Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Edição proporcional é mais uma ferramenta poderosa do Blender com múltiplas aplicações e utilidades.

Para exemplificar e ter, pelo menos uma noção, vamos começar por aplicações simples.

Veja na imagem abaixo:

Temos um plano subdividido em muitas outras partes.

Aliás, atalhos para subdivisão de objetos podem ser: com o objeto no modo edição, pressiona a letra W>Subdivide, ou clique no item SUBDIVIDE na Janela T, à esquerda.

blender_edicao_proporcional-1

Depois do plano subdividido, note que o Blender sempre seleciona por padrão, os vértices.

Agora vamos olhar para o lado direito da Janela 3D. No cabeçalho de baixo quase no final dele à direita, temos o ícone de EDIÇÃO PROPORCIONAL.

Clique nele e no menu que se abre, clique em ENABLE(os outros itens serão vistos depois) … verá surgir ao lado outro ícone com desenhos e os itens:

SMOOTH

SPHERE

ROOT

INVERSE SQUARE

SHARP

LINEAR

CONSTANT

RANDOM

blender_edicao_proporcional-2

Cada item dos acima mencionados, vai “editar” os vértices de forma diferente. É preciso praticar para entender cada um.

Na imagem abaixo, o item que está escolhido é o RANDON.

Selecionando um vértice e puxando-o por um dos eixos, ou pressionando G (grab) e movimentando o mouse, uma das possibilidades que você tem é a ilustrada abaixo. Você pode, aplicar o modificador Subdivision Surface (já visto em aula anterior), por exemplo, usar a mesh para fazer uma paisagem de montanhas e vales.

Obs: na imagem estou usando dois artifícios para obter mais contraste para visualização: são eles Ambient Occlusion e Matcap que iremos abordar adiante.

Veja também na imagem, que há um círculo branco em torno da mesh. Esse círculo delimita a área de influência da edição proporcional e você aumenta ou diminui usando os botões PAGE UP e PAGE DOWN do seu teclado, ou a rodinha do meio do mouse.

blender_edicao_proporcional-3

Exercite seu conhecimento recente e pratique PROPORTIONAL EDITING com as outras alternativas. Faça mais! Use a imaginação e imagine em que tipo de cena pode aplicar cada uma delas!!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *