Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Esse item é muito importante no Blender. Ele permite a você, dividir seu objeto, quando no Modo Edição, em mais faces, vértices e arestas.

Por exemplo, se olhar na imagem, na linha rosa (contornado pelo retângulo branco na Janela 3D) que mostra a figura abaixo, vai ver um loop cut.

Isto é conseguido ou clicando no botão destacado em branco na janela T ou pelo atalho CTRL + R.

Depois de pressionar o botão (destacado em branco na imagem, na Janela T) ou pressionar o atalho (CTRL + R), conduza o mouse sobre a parte do objeto que quer acrescentar arestas e verá a linha cor-de-rosa aparecer.

Pode ser meio confuso a princípio, pois dependendo de onde coloque o mouse, o Blender oferecerá possibilidade de acréscimo na horizontal e na vertical, diagonal, dependendo de como sua mesh foi construída…

Experimente arrastar o mouse por vários locais do objeto para você se familiarizar com essa funcionalidade. Quando encontrar o local desejado, confirme, clicando com o botão direito do mouse.

Veja a linha rosa destacada com o retângulo branco na imagem.

Enquanto você não pressionar o botão ESQUERDO do mouse sobre o local onde quer que o loop cut fique, o Blender continuará mostrando em rosa as possibilidades.

Quando pressionar o botão esquerdo, a cor da linha muda, fica selecionada e o Blender ainda vai oferecer a você a possibilidade de mudar de lugar o loop cut, agora dentro dos limites entre as outras arestas (acima, abaixo, ao lado, etc) que estiverem no seu objeto.

Para fixar o lugar final da aresta, você deve pressionar mais uma vez o botão ESQUERDO do mouse sobre o local.

blender-borda-loops

Se quiser mais de um corte na mesh, manipule a rodinha do meio do mouse para acrescentar loops.

Veja ainda na imagem acima, que a fileira de cima dos vértices selecionados não faz o contorno todo, parando no vértice embaixo da alça da xícara, onde está destacado o círculo em vermelho. Isso porque há um encontro de 5 arestas no vértice em vez de 4.

Já nos vértices destacados no retângulo amarelo (selecionados), há um encontro de 4 arestas, o que possibilita a continuação do loop.

OBS: se houver um encontro de 3 arestas (como no caso de triângulos) o loop também não se realiza!

Na linha de baixo, observe que o loop faz o contorno todo, significando que as arestas estão todas corretamente ligadas ao vértice, isto é 4 arestas para cada vértice. Entendeu?….

Se você já desselecionou a aresta, mas quer ainda mudá-la de lugar, selecione-a novamente (pressionando ALT e clicando nela) e mude-a novamente de lugar, clicando em G e o eixo no qual quer que a linha caminhe.

Vamos supor que seja isso que você quer… mudar novamente a aresta de lugar.

Com a tecla ALT pressionada e o mouse sobre a aresta, pressione o botão DIREITO do mouse. Você selecionará todas as arestas que compõem aquele LOOP, aquele contorno.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *