blender-vertices-5

Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Lista de vídeos 1Lita de vídeos 2 – Lista de vídeos 3 – Lista de vídeos 4

Há vários meios de juntarmos vértices para compormos formas diferentes. Seja com uma mesma mesh, entre duas ou mais meshes, etc.

Vejamos aqui como juntar vértices usando SNAP.

1- coloque dois primitivos na Janela 3D; para exemplificar vamos usar um cubo e um cone. Lembre-se de, antes de colocar o cone, mudar o 3D cursor de lugar, pois senão o Blender vai colocar o cone sobre o cubo, e se você movimentar o cone, as configurações que vamos precisar mexer, desaparecem.

2- coloque o cone por último, pois precisamos mexer nas configurações que aparecem na Janela T (embaixo).

3- para juntar as duas peças, é interessante que ambas tenham o mesmo número de vértices no local que serão acopladas. O cubo tem 4 vértices e no cone tem 32. Troque nas configurações do cone, no item vértices, para 4.

4- outro detalhe: quando colocamos 2 primitivos na Janela 3D, no modo Objeto, o Blender vai lê-los como objetos separados, então é preciso juntá-los, pois o Blender não vai mandá-los separados para o modo Edição.

Para isso, selecione o cone e depois o cubo pressionando SHIFT (nesse caso a ordem não importa) e pressione CTRL + J.

5- agora, pode pressionar TAB que os dois objetos irão para o Modo Edição.

6- no Modo Edição, selecione o cone e tente colocá-lo o mais perto possível do local que quer fazer a junção dos dois.

7- sugestões: olhando na vista 1, suba o cone pelo eixo Z, depois olhando pela vista 7, conduza o cone sobre o cubo.

blender-vertices-1

Se o cone ficar menor que o cubo, só para facilitar sua vida, pressione S e aumente-o até que ele se encaixe melhor no topo do cubo. É bem possível que você precise fazer uma pequena rotação em Z para os vértices do cone ficarem próximos dos vértices do cubo.

8- coloque os objetos no modo de face e delete a face de cima do cubo e a de baixo do cone; isto porque, se tentar juntar os vértices sem deletar as faces as coisas serão mais complicadas.

blender-vertices-2

Agora, passe novamente para o modo de vértices e vamos começar a ver a ferramenta que facilita essa ação….

Ela está no cabeçalho de baixo da janela 3D e tem o formato de uma ferradura. Popularmente conhecida como IMÃ!! Veja na imagem acima.

No ícone ao lado da ferramenta, também destacado em vermelho, há um botão que deve ser pressionado e você deve escolher o item vértice, que é o cubinho com os vértices aparecendo, como indica a imagem do lado direito.

Agora começa de verdade a parte de “grudar” um vértice ao outro.

Com as configurações acima arrumadas, mude para o modo vértice.

Observe bem:

blender-vertices-3

1- selecione um vértice. Haverá um círculo branco em volta do vértice selecionado. Você vai perceber que o vértice “gruda” no mouse e somem o círculo branco e os 3 eixos.

2- com o botão direito do mouse pressionado, arraste o vértice na direção do outro que quer grudar.

3- você sentirá o vértice ser atraído pelo que estiver mais perto. Quando eles estiverem juntos, você verá um pequeno círculo amarelo. Agora você já pode soltar o botão direito do mouse.

4 – clique com o botão esquerdo do mouse para confirmar a ação. O círculo volta a ficar branco e os 3 eixos reaparecem.

Agora, exercite bastante fazendo o mesmo para os outros 3 vértices do cone.

Ainda não acabou!

Mesmo tendo grudados os vértices do cubo com os do cone, o Blender ainda mantém os 2 vértices. Ele gruda um no outro mas não solda um no outro… é recomendado que você torne cada um desses dois vértices em 1 só, pois mais para frente você vai entender que 2 vértices num lugar só não é uma coisa boa.

Por agora, só siga o indicado aqui:

blender-vertices-4

selecione toda a mesh, pressionando A,

-pressione a letra W,

-escolha “Remove Doubles”…

-logo que pressionar “Remove Doubles”, observe o cabeçalho de cima da Janela 3D e verá que o Blender removeu 4 vértices.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *