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O modificador BOLEANO é grande auxiliar para fazer vãos, buracos, juntar partes das meshes e, acredite ou não, até mesmo animações com objetos aparecendo e desaparecendo!! Mas, animação fica para posts mais avançados.

Há 1 regra importante a ser observada para que ele funcione bem.

1- o modificador boleano precisa que os objetos usados sejam bem divididos… a razão é que como ele refaz várias conexões para atender ao que está sendo requisitado (união, intersecção ou diferença), quanto mais polígonos disponíveis para essas conexões, melhor o resultado.

Veja na imagem abaixo, que temos um cubo, que foi modificado para parecer uma parede e uma esfera.

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O cubo (parede) deve ir para o modo edição e ser subdividido, como já foi falado em aulas anteriores. No caso da imagem, ele foi subdividido em 6 vezes.

Para prosseguir com a aplicação do Modificador Boleano, voltamos com a parede (cubo) para o modo Objeto.

1-selecionamos a parede,

2-pressionamos o ícone correspondente a modificadores (chave de boca)

3-pressionamos Add Modifier

4-clicamos em Boolean

Obs.: os passos acima já foram ilustrados para os modificadores Subdivision Surface e Mirror. (se tiver dúvidas do caminho a seguir, volte para essas lições)

Veja na imagem abaixo, como se apresentará o modificador Boleano (que vem por padrão), antes de qualquer modificação ser feita.

Agora, coloque a esfera transpassando a parede, como mostra a imagem abaixo.

Depois desse caminho percorrido, você deve selecionar primeiro a parede.

No painel de propriedades, onde se encontra o modificador agora em destaque, escolha a operação que deseja entre Intersect, Difference, Union.

Em seguida, no item Object (também destacado em vermelho na imagem abaixo) do mesmo modificador, ao lado de Operation, escolha o objeto que seja o realizador da operação. No caso da imagem é a esfera.

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No entanto, ela precisa estar ao menos encostada, ou mesmo atravessar o objeto no caso de um buraco.

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Para habilitar o aparecimento do nome do objeto que fará a ação, (no caso a esfera) é só clicar no espaço que tem o cubo desenhado embaixo do item Object

Agora, a título de exercitar, experimente as outras alternativas.

Não precisa fazer nada, além de trocar para Union e Intersect.

Se não conseguir entender o que o Blender faz, vá para o modo Wireless pressionando Z que é o modo de arame.

Para voltar ao modo sólido pressione Z novamente.

Obs: Enquanto o modificador não for aplicado (no Modo Objeto), indo ao Modo Edição você não verá nenhuma modificação. Lembre que o modificador é não destrutivo da mesh, e isso só acontecerá quando o modificador for aplicado.

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Mais uma observação que merece destaque com relação ao Modificador Boleano:

Quando colocamos um plano, que só tem 1 face, diferente do cubo, o Boleano se comporta igual para Union e Intersect, mas não se comporta igual para Difference.

Veja abaixo na imagem: Ele não abre um vão; ele acopla a esfera no plano.

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Para vãos em um plano há maneiras mais simples de conseguir do que com o uso do modificador Boleano…

Se quiser um vão QUADRADO:

Coloque um plano na janela 3D, leve para o modo Edição e faça subdivisões nele.

Coloque no modo Face, selecione uma ou duas faces e delete-as.

Se quiser um vão CIRCULAR no plano: 4 passos fáceis e rápidos:

Coloque um plano na Janela 3D, leve para o modo Edição e faça subdivisões nele.

Certifique-se de estar no modo de vértices.

1 – selecione os vértices do modo como mostra o item 1 da figura abaixo.

2 – com o mouse na Janela 3D, pressione SHIFT + ALT + S, solte e em seguida pressione o número 1 (número 1)

3 – ainda com os vértices selecionados pressione S + Z e arredonde o círculo..

4 – vá para o modo FACES e delete as faces centrais.

Pronto! O vão circular no plano está pronto!

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