blender-back-image-3

Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Équilibré Cursos no Youtube!

Imagem de fundo pode ser usada com várias finalidades, entre as quais, servir de fundo para completar uma cena, ou servir de referência para você reproduzir tal imagem 2D em 3D…

Vejamos o uso da imagem de fundo como referência 2D para ser reproduzida em 3D.

blender-back-image-1

Dê os primeiros passos, abrindo a Janela N, clicando em N enquanto o mouse está na Janela 3D.

-Habilite o item Background Images.

-Clique em Add Image

-Em seguida clique em Open conforme indica a imagem acima.

Você vai ser “transportado” para os arquivos de seu computador para escolher uma imagem que vá usar de referência.

Escolha a imagem, selecione e clique em OPEN IMAGE.

O Blender manda você de volta para a janela 3D.

Pode ser que você já veja sua imagem…. Ou não….

Vai depender em qual vista você se encontra.

Se estiver numa vista ORTHO é possível que você já veja a imagem, pois o Blender, por padrão considera mostrar a imagem em todas as vistas ORTHO.

Se você estiver numa vista em perspectiva, acho que você não verá a imagem, a menos que pressione o número 5 para ir para uma vista ORTHO.

Agora que colocou uma imagem na Janela 3D, o item Background Image, aparece com as configurações, como na imagem abaixo. –

Novos itens, vamos lá….

1- se clicar no item ALL VIEWS, você poderá escolher no menu que se abre em qual vista você quer deixar a imagem. As vezes é conveniente deixar em todas, mas muitas vezes isso atrapalha o trabalho.

2- pack image… significa que, se você clicar nessa caixinha que parece vazia, sua imagem será incorporada ao arquivo do Blender. Isso é bom, se você costuma mudar muito seus arquivos de lugar ou se você está trabalhando em grupo e precisa enviar arquivos para todos que participam. Vai aumentar um pouco o tamanho do seu arquivo.

3- opacity: significa que você pode arrastar a linha cinza até um (1), sendo então totalmente opaca a sua imagem, ou pode deixar como está em 0.500, que significa metade da opacidade, e pode ser interessante, pois você enxerga as linhas da grade do Blender e pode usá-las como referência…. Enfim, pode regular a opacidade na intensidade que desejar.

Entre os itens 3 e 4 há itens nomeados Back (que está habilitado – isso porque está em amarelo) e Front… o que esses itens informam é se sua imagem ficará atrás (Back) ou na frente (Front) da mesh que modelará.

4- esse item é funcional quando está em visão da câmera. Stretch, Fit, Crop, mudam a forma como a câmera foca a imagem… para experimentar, coloque na visão de câmera, (CTRL + ALT + 0) e clique em cada item para ver as diferenças entre eles.

5- X e Y, logo abaixo, movimentam a sua imagem para os lados e para cima e para baixo.

Os itens abaixo, Flip Horizontal e Flip Vertical giram a imagem. Você pode ter uma imagem inclinada e não precisa agora ir até outro programa para girar a imagem. Usando tais itens e usando Rotation, você coloca sua imagem do jeitinho que quer.

blender-back-image-2

Com tudo configurado a seu gosto, pode começar a modelar… coloque um círculo nos óculos e tente adaptá-lo ao desenho; com SHIFT + D, faz o outro aro (não esqueça de usar CTRL + M, colocar o 3D cursor no centro e clicar no eixo X para ele mudar de lado e também ficar no ângulo certo)…e assim por diante….

Calma lá!! se não está conseguindo, vai com calma e tenha paciência…

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *