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Mais uma ferramenta do Blender que você aproveitará muito e gostará.

O Blender tem também um Modificador Screw que será descrito depois.

Hoje vamos falar da ferramenta SCREW.

Ela é encontrada na janela T, somente no Modo Edição.

Ferramenta Screw tem algumas regras que, se não forem seguidas não dará a você o resultado esperado.

1- como já foi dito, vá para o Modo Edição para que ela funcione.

2- como exemplo, vamos colocar um círculo.

3- no Modo Edição, coloque na vista de frente, sem perspectiva (pressione 1 e 5)… Lembre-se que o botão 5 alterna entre ortho e perspectiva. Se já estiver em vista ortho, não precisa pressionar 5.

4- rotacione o círculo colocando-o na vista de frente (para você) > R>90°>X.

5- a ferramenta SCREW funciona quando você tiver um “perfil fechado” (um plano, um círculo) e um vetor (perfil aberto)… veja ilustrado abaixo o que chamei de perfil aberto e perfil fechado.

6- ela usa o 3D cursor como referência para construir o giro que dará em torno do perfil aberto.

7- ela também funciona com um só perfil aberto. Veja exemplo desse item na última imagem dessa aula.

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As regras acima devem ser seguidas para você ter bons resultados, no entanto, você deve tentar posições diferentes do 3D cursor, e do “perfil aberto”.

Você consegue facilmente o “perfil aberto” colocando um plano, rotacionando também 90° em X e deletando uma das arestas verticais.

Note que o que é chamado de “perfil aberto” é mais alto que o diâmetro do círculo, isto porque, a diferença de altura entre eles é o que dá a distância entre um giro e outro.

Mostro para você na figura abaixo:

Também, na figura abaixo, note o quadro destacado em branco. São configurações da ferramenta que podem modificar a aparência inicial.

Aumentando o número de STEPS, você consegue intervalos menores entre as arestas verticais, tendo assim, um resultado mais suavizado (smooth)

Aumentando o número no item TURNS você consegue mais voltas do objeto.

Experimente modificar os itens citados e observe bem as mudanças que consegue.

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Outro perfil para a ferramenta Screw

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Resultado da aplicação do perfil ao lado.

Agora, experimente aplicar o Modificador Subdivision Surface em cada resultado com a ferramenta Screw, que você conseguiu e imagine as várias aplicações que esses objetos podem ter!!

Experimente também outros perfis abertos para entender bem a ferramenta! E, divirta-se!!

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