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A ferramenta SPIN gira o perfil que você tenha feito de seus objetos…sim, não dá para entender somente com essa frase.

Observações para usar a ferramenta SPIN:

1- ela funciona no modo Edição.

2- o 3D cursor define o centro do objeto que você está girando.(SPIN)

Veja nas imagens abaixo o passo a passo para começar a compreender a ferramenta SPIN:

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Vamos colocar somente 1 vértice na cena para depois traçarmos o perfil de um objeto.

Como já foi dito, é interessante você olhar uma imagem e observar o perfil de, por exemplo, um copo, um vaso, etc.

Então, vamos lá!!

1-A forma mais fácil de colocar somente um vértice na Janela 3D, no modo Edição, atualmente é a sequência mostrada acima.

Essa sequência colocará um único vértice onde estiver localizado seu 3D cursor.

Isso pode confundi-lo se for iniciante, pois o vértice e a origem do objeto ficam sobrepostos, no entanto estará selecionado.

Pegue um dos eixos que estarão sobre o vértice e a origem do objeto e movimente-o. Você verá então o vértice que foi colocado na cena. Se, por acaso você movimentou o vértice para outro local, ao fazer a verificação, pressione CTRL + Z, para que ele volte para o local inicial.

Procure traçar um perfil mais ou menos como o da figura:

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2-Isso você consegue usando extrusão, já comentado em aulas anteriores, mas relembrando: pressione CTRL, clique no próximo espaço para traçar uma linha, e assim sucessivamente fazer todo o contorno. Observe que tanto o vértice de baixo (do início no meu caso) quanto no vértice final, estão na mesma direção sobre o eixo Z, e o 3D cursor, está no centro do objeto.

Você pode também usar E, a partir do primeiro vértice selecionado e ir direcionando o contorno para conseguir o mesmo resultado.

Bem, agora imagine: para completar o contorno eu preciso que o Blender coloque arestas, faces e vértices, girando em torno do eixo Z, que é a linha azul da imagem. Então, o lógico é colocarmos o traçado que foi feito, na vista 7 (de cima – Top).

3-Faça isso! Pressione 7.

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4-Agora que você está na vista de cima, pressione A para selecionar todo o traçado.

5- Pressione o item SPIN, destacado em vermelho na imagem ao lado.

6- Ajuste as configurações (que estão na janela T, embaixo), para: Steps = 30 e Angle = 360°, e terá um resultado como da imagem acima.

7- Note que a sequência de vértices finais e os iniciais estão sobrepostos e isso não é bom.

Para eliminar os vértices extras, clique no número 1 para colocar o objeto na vista de frente, pressione A,A, para selecionar todo o objeto, pressione W e escolha “Remove Doubles”.

O Blender indica no cabeçalho de cima, quantos vértices ele removeu.

Você pode ter algumas partes do objeto mais escuro que outras partes. Isso são “Normais Invertidas” assunto que falaremos mais tarde. Por agora, selecione todo o objeto ainda no Modo Edição e pressione CTRL+ N.

Só use o processo acima se REALMENTE você notar partes mais escuras no seu objeto, caso contrário deixe como está.

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Agora você pode aplicar o modificador Subdivision Surface no objeto e Smooth.

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