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Spin duplicate é um subitem do Spin, e que vale a pena falarmos a respeito, pois ele multiplica uma forma em várias outras e ainda oferece a possibilidade de rotação das mesmas.

Vejamos alguns exemplos, que fica mais fácil de entender seu funcionamento:

Veja na imagem abaixo:

1- coloque uma esfera em cena.

2- coloque na vista 3 e delete metade da esfera.

3- selecione os dois vértices dos extremos, acima e abaixo.

4- ligue o proportional editing e pressione SHIFT + Z. Estique os vértices, pensando no formato de uma pétala. (ou mais ou menos uma pétala)

5- dê uma “ajeitadinha” na pétala, para torná-la mais estreita ainda com o proportional editing ligado (seleciona o loop central, S>X) se achar que está muito larga.

Você deve ter um formato pelo menos parecido com o da imagem.

blender-spin-duplicate-1

6- volte para a vista de frente, caso tenha movido o objeto.

7- agora precisamos acertar o 3D cursor pois já sabemos que o spin se comporta baseado nele.

8 – seleciona o vértice mais extremo (de baixo) da mesh > SHIFT + S > escolhe “cursor to selected”.

9-seleciona todo o objeto.

10- pressiona SPIN e habilita a caixa DUPLI.

11- você verá sua “pétala” duplicada 9 vezes, a 90°. Tudo o que precisa fazer agora é mudar para 360°, e diminuir o número de pétalas para que fique uma apresentação razoável.

blender-spin-duplicate-2

Vamos a um segundo exemplo para SPIN DUPLICATE

1- desenhe um perfil na janela 3D, da mesma forma que foi ensinado para o copo, lembra?

2- pensei no perfil da calota de um carro. Veja na imagem abaixo.

blender-spin-duplicate-3

Algo como a imagem acima. Coloquei um círculo, modo edição > R>90°>X, cortar a metade de cima> selecionar a metade de baixo > S>X, para torná-lo mais estreito e finalmente, selecionando o último vértice de cima da direita, faça um extrude na diagonal.

3- com o objeto selecionado pressione SPIN e habilite DUPLI.

4- vá ajeitando o ângulo e o número de cópias para conseguir algo parecido com a imagem abaixo.

5- movimente os eixos dos itens “Center” e “Axis” para descobrir outras posições e arranjos que a ferramenta SPIN pode oferecer.

6- faça outros perfis como experiência, e treine bastante a ferramenta que ela pode oferecer uma economia enorme de tempo quando você sabe do que ela é capaz.

blender-spin-duplicate-4

Com jeito você consegue algo como a imagem acima.

Próximo passo: fechar os vértices que estão abertos, tornando a mesh acima um objeto fechado.

Selecione cada dois vértices abertos e pressione F. Faça isso com todos os vértices abertos. No final se quiser colocar uma face no objeto para continuar a construir a calota, com tudo selecionado, pressione F.

OBS: Não é a melhor maneira de unir vértices, mas resolve por enquanto.

Ainda com tudo selecionado, pressione E, e dê alguma espessura ao objeto.

blender-spin-duplicate-5

Logicamente para parecer realmente uma calota precisa de mais melhoras na aparência, mas acho que já deu para ter uma ideia do uso da ferramente SPIN DUPLICATE.

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