Prefere tutoriais em vídeo? Acesse nosso canal no Youtube: Équilibré Cursos no Youtube!

Há, muitas vezes, a necessidade de separarmos os objetos que construímos junto.. ou separarmos dois objetos que construímos no Modo Edição (lembra que o Blender considera um só, objetos construídos no Modo Edição?)

Uma vez que já tenhamos feito juntos os objetos, e depois mudamos de ideia, para mudar a posição, mudar a cor, etc, precisamos de formas práticas para fazer essa separação.

Veja o exemplo abaixo na imagem. Você já viu esse pote em aulas anteriores. Vamos dizer que gostei quando modelei, mas depois decidi que queria a tampa separada para colocá-la virada ao lado do objeto e não tampando o objeto…

blender-separando-objetos-1

-Vejamos os passos necessários para separar os objetos:

1-selecione o objeto e vá com ele para o Modo Edição.

2- Coloque o objeto na vista 1 e 5 (ortho) se já não estiver.

3- Selecione com a ferramenta B toda a parte que quer separar.

blender-separando-objetos-2

OBS: há uma forma prática de seleção, nesse caso que é: selecione o vértice ou as faces iniciais manualmente e depois pressione CTRL + … você verá que o Blender vai aumentando a seleção para você.

Quando chegar no ponto desejado,

4 – Pressione a letra P. Abre-se um menu.

5 – No momento você pode escolher o item “selection”

Futuramente, quando aprender sobre materiais, você pode separar também pelo material e por partes que não estão “grudadas” no objeto. (by loose parts)

Assim que pressionar “selection”, você se verá numa situação estranha. O objeto separado tem uma seleção, mas não apresenta mais os vértices, arestas e faces, diferente do corpo do pote que manterá essas características.

6 – Volte para o Modo Objeto, pressionando TAB.

7 – Desselecione tudo e selecione somente a tampa. Pode observar que a tampa herdou, nesse caso, o ponto de origem (pode acontecer ao contrário, caso o ponto de origem estivesse – antes da separação – na parte de baixo).

8 – Para não causar confusão, agora você deve ir na Janela T, na aba TOOL, pressionar “Set Origin” e escolher “Origin to Geometry” para os dois objetos agora separados.

9 – Então, agora, você pode movimentar a tampa do objeto como queira.

blender-separando-objetos-3

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *