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Na época que fiz o vídeo ainda não havia o renderizador Cycles disponível para uso no Blender.

Agora, na versão 2.76 o renderizador Cycles já vem como um addon (addon é um tema que já foi rapidamente explicado na 5ªaula “User Preferences”).

A introdução acima é para explicar que teremos mais informações nessa parte escrita do que no vídeo, pois a forma como Cycles gerencia Material é diferente da forma de gerenciamento do Render Interno do Blender.

Vamos começar a falar a respeito de Materiais usando o RENDER INTERNO DO BLENDER!

Coloque dois primitivos na Janela 3D para exercitar.

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Siga os números em branco apontados na imagem acima:

1- é o local que você deve clicar em primeiro lugar para começar a aprender sobre materiais no Blender.

2- é o local que (se preciso) você acrescenta materiais para seus objetos (não clique nele agora)

3- é o local que (se preciso) você tira materiais de seus objetos (não clique nele agora)

4- é o local onde você deve clicar depois do número 1, para colocar o primeiro material no seu objeto.

O Blender colocará material no objeto que estiver selecionado na cena, no caso da imagem acima, a esfera.

Talvez você não note diferença no objeto pois o material que o Blender coloca é praticamente da mesma cor que o objeto já se apresenta.

Mas você verá surgir um menu abaixo, com vários itens… vamos falar de vários deles, mas a princípio vamos comentar sobre DIFFUSE.

Quando você clicar em 4 como indica a imagem acima, o menu que verá é o que está ilustrado na imagem abaixo:

Abaixo, ainda nesse menu há mais itens que serão discutidos depois. Concentre-se nesses itens agora.

Siga os números da imagem abaixo:

1- nome que o Blender dá ao seu material. Melhor colocar um nome que você reconheça depois, e você pode mudá-lo nessa caixa dando 2 (dois) cliques com o botão esquerdo do mouse.

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2 – nome que o Blender dá ao seu material. Você pode mudá-lo, clicando 1 vez com botão do lado direito do mouse. Se você clicar na bolinha do lado esquerdo desse destaque você verá agora seu único material aplicado, mas quando tiver mais materiais aplicados todos estarão relacionados aí.

3- aqui estão relacionadas as formas de aplicação do material. Por enquanto deixe configurado para Surface mesmo.

4 – relacionado ao número 4 está a janela de visão prévia, e do lado direito destacado em vermelho, estão as várias formas que o Blender a mostra para você. Clique em cada uma delas para ver a diferença.

5- indica que o Blender modificará o material Diffuse da cor (isto é, o material opaco)

6 – a caixa branca, mostrada aí, é onde você deve clicar agora, para escolher a cor que deseja ser aplicada ao seu objeto (no nosso caso, a esfera)

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Ao clicar na caixa branca, na imagem acima, (material aplicado por padrão pelo Blender) irá se abrir a palheta de cores ao lado.

Há muitos detalhes nela, no entanto agora é importante você saber que você escolhe a cor que quiser para seu objeto movimentando o pequeno pontinho branco (destacado em branco) na imagem. Os outros itens vamos explorando aos poucos.

O item Intensity – define a intensidade do Diffuse.

Lambert – ao lado é o método usado para aplicação do Diffuse.

E assim, seu objeto terá a cor que você definiu.

Vamos agora supor que você queira um só objeto com duas ou mais cores. Vamos ao processo:

1- vá para o Modo Edição com o objeto selecionado > (TAB).

2- mude para o modo de FACES.

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Antes de continuar, observe os dois sinais de + (mais) em branco (lado esquerdo da imagem abaixo) e veja a direção das setas: significa que, se colocar o mouse no local entre uma face e outra onde a seta aponta para cima, pressionar ALT e o botão do lado direito do mouse, o Blender selecionará todo o loop, isto é: selecionará todas as faces que tenham 4 vértices naquela direção. (observe que no alto e embaixo da esfera, o Blender não seleciona, pois são triângulos e portanto não fazem loop)

Da mesma forma, se colocar o mouse no local entre as faces, indicado pelo sinal de + (mais) que aponta a seta horizontal, pressionando ALT e o botão direito do mouse naquele local, o Blender selecionará o contorno da esfera no sentido horizontal.

3- selecione, como indica na imagem, 4 blocos na vertical, e deixe 4 desselecionados. Faça isso até que complete toda a esfera… 4 loops selecionados, 4 loops desselecionados. Lembre-se de pressionar SHIFT.

4- agora, pressione no sinal de + contornado em azul (do lado direito da imagem acima).

Vai aparecer na relação de materiais, outro material, que o Blender também nomeará e que você pode se quiser, mudar, da mesma forma já indicada acima.

A partir daqui siga pela imagem abaixo:

5- clique novamente em New, no menu que aparece; o Blender também o nomeará e você pode mudar esse nome,

6- escolha outra cor na mesma palheta já mostrada antes.

7- clique em ASSIGN destacado em azul.

Nos itens destacados em branco, SELECT e DESELECT, você pode selecionar e desselecionar a parte do objeto pelo material dele.

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Assim, por exemplo: estando o Material .002 selecionado, se você clicar em “Deselect”, o Blender via desselecionar as partes em azul do material, ao mesmo tempo, se você clicar em Material.001 na esfera vermelha pequena, e depois clicar em Select, Blender vai selecionar as partes vermelhas do seu objeto. Portanto você pode (nesse caso) selecionar partes do seu objeto pelo material que ele tem.

Vamos falar um pouco sobre colocar Material nos objetos estando seu render configurado para o RENDER CYCLES.

Esse material não está explicado no vídeo correspondente, pois na época em que foi gravado, o render Cycles ainda não era integrado ao Blender.

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Antes de se assustar, veja uma explicação superficial sobre o renderizador.

Da mesma forma que o render Internal, o render Cycles faz os cálculos dos itens que você configurou para sua cena.

Só que ele faz de uma forma diferente, usando outro tipo de cálculo. É dito que o render Cycles consegue resultados mais naturais, mais parecidos com o que vemos na natureza especialmente com relação à iluminação, então, você verá configurações diferentes para aplicar Material.

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Essa explicação é suficiente para darmos prosseguimento ao item “Material no Cycles”.

Pressione onde há o destaque vermelho (agora vazio) no cabeçalho superior do seu Blender, e depois pressione Cycles render.

Observe bem o cubo e verá uma leve mudança de coloração.

Isso não é tudo… agora pressione o ícone de Materiais, destacado em vermelho na imagem abaixo.

Você verá na janela de propriedades o menu como na imagem abaixo .

Note que, abaixo, destacado em vermelho, há o mesmo item (Diffuse) que havia no menu quando você ainda estava no Render Internal do Blender.

Embora seja o mesmo item, (relativo à opacidade ou transparência da cor), como já disse, ele trabalha de uma forma um pouco diferente do Render Internal.

Para entender, pressione no retângulo branco e você verá surgir a mesma palheta de cores.

Vamos lá, escolha uma cor diferente do branco para aprender.

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Desde que você não tenha acionado o item “Use Nodes”, o seu objeto receberá, na janela 3D a cor que você escolheu.

OBS: Quando você pressiona o item “Use Nodes” ANTES de atribuir uma cor em Diffuse, essa cor NÃO VAI aparecer no seu objeto na janela 3D.

Então, vamos supor que você (por curiosidade saudável) acionou o item “Use Nodes”.

Olhe para seu objeto na janela 3D e verá que ele não mudou, embora você tenha escolhido uma cor diferente.

Aí está uma pequena diferença do render interno.

Quando você quer ver sua cor mudada na janela 3D, vá no item “Settings”(1), (imagem abaixo) clique em Viewport Collor (2), clique no retângulo branco.

Na palheta que se abre, do (mostrada aqui do lado esquerdo da imagem abaixo) há uma ferramenta parecida com um conta-gotas (3). Clique nela, vá até o retângulo de Diffuse Color (4) e clique nele. Pronto! Agora você tem seu objeto na cor que escolheu.

Para não errar, siga, na figura ao lado, os números de 1 a 4 e as setas.

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No caso de ter sido acionado o item “Use Nodes”, você verá mudanças maiores no painel de propriedades no ícone Material. Não se preocupe.

Aqui, vou só apresentar a você qual é a janela de nodes e o que você vê quando o diffuse é acionado.

Acredite ou não, tudo o que você vê no painel de propriedades, é o mesmo que você vê no editor de Nodes, mostrado na imagem abaixo.

Vou fazer para você agora, somente uma apresentação de parte do Editor de Nodes. Não mais do que isso…como sempre, devagar e aos poucos você vai entrando mais profundamente no conhecimento do Blender.

A partir de agora siga a imagem abaixo

Você já sabe (de aulas iniciais) como mudar de editor nas várias janelas, mas, de qualquer forma, vou ilustrar.

Quando você abre o Blender, por padrão, ele vem com a Timeline embaixo. Vá no ícone da Timeline, como indica o destaque em vermelho na imagem abaixo e em seguida, no menu que se abre, clique no item “Node Editor”… não se esqueça: é só uma apresentação informal que estou fazendo. Depois retomaremos esse assunto muitas e muitas vezes.

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Na imagem acima você vê qual resultado você tem ao fazer essa escolha!

OBS: lembre-se: isso é só uma primeira apresentação. Nada mais será passado aqui até que você fique mais à vontade com o Blender. Não precisa gravar, nem se preocupar com nada, pois informações a respeito de nodes serão repetidas e ampliadas aos poucos!!

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