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Já vimos antes, na aula 38 informações sobre a opacidade dos objetos (Diffuse) tanto no Render Interno do Blender quanto no Cycles.

Vamos ver agora sombreamento, ou sombras com o item SPECULAR.

Esse item, Specular, assim como diffuse, está muito relacionado com a iluminação que tenha na cena.

Um dos primeiros itens que você tem para controlar isso na cena é o item Specular, logo abaixo de Diffuse.

Specular, é o reflexo causado pela iluminação da cena.

Specular tem vários controles que serão apontados agora.

Obs: Specular é o reflexo sobre a cena ou objeto da sua cena. O que provoca esse reflexo é a luz (iluminação) que há em cena, tanto do próprio Blender, quanto das lâmpadas (item que veremos adiante) que você coloca na cena.

Vejamos alguns itens de SPECULAR USADOS NO RENDER INTERNO DO BLENDER.

blender-material-shaders-specular-1

A imagem acima é uma animação que fiz (gosto do estilo cartoon) no render interno do Blender e, observe a ação do Specular na “Lua”, (os sombreamentos brancos) e principalmente na cabeça do “foguetinho”.

A janela da esquerda mostra o resultado na renderização, enquanto na janela da direita mostra o resultado na janela 3D.

Na imagem abaixo está em destaque o item Specular.

Como em Diffuse, a caixa de cor branca é para escolha da cor do Specular.

A caixa Intensity, permite variações na intensidade do Specular.

O item que inicialmente é mostrado como CookTorr, são modelos de sombreamento Specular que fazem a diferença, por exemplo, quando você quer fazer algo mais real, em contraste com algo mais cartunesco.

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Ramp é um item que falaremos mais tarde.

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Observe a diferença de luminosidade da lua, entre a primeira imagem dessa aula, quando Hardness estava em 50, para essa imagem acima tendo Hardness em 5.

Observe também, nas duas imagens a janela de preview, para constatar a diferença do Specular também nesse item (preview).

VAMOS AGORA PARA CYCLES.

Melhor você mudar para um novo arquivo se estiver acompanhando aí no seu Blender, uma vez que, se aplicou cor no arquivo com o renderizador interno, você terá que eliminar a cor e essa ação, precisa de mais explicações.

Obs: Não esqueça de mudar para o renderizador Cycles no cabeçalho de cima da Janela 3D como já foi explicado.

blender-material-shaders-specular-4

Como antes, as configurações de Cycles são um pouco diferente de Render Internal.

As setas em azul, na imagem acima, indicam onde há o efeito de Specular no Cycles.

Os destaques retangulares azuis, indicam o caminho a seguir para aplicar o Specular, de cima para baixo.

Hardness, funciona da mesma forma que foi explicado acima para o Render Interno do Blender: quanto maior o número de Hardness, mais duro será o reflexo, e quanto menor o número de Hardness, mais suave será o reflexo.

Note que, sem sombra de dúvida, apliquei aqui um Specular vermelho.

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