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Ramp é a transição entre cor e transparência. Estamos aqui nos referindo ao Render Interno do Blender

O conceito de Ramp deve ser entendido como uma passagem de transparência para opacidade, sendo que o preto representa a transparência e o branco representa a opacidade de um material aplicado a um objeto.

Para ilustrar a ação de ramp, desligamos o specular (1) e vamos usar somente o diffuse. Ativamos também a caixa RAMP.(2).

Em três (3) na caixa de preview podemos ter uma ideia de como o objeto aparecerá na renderização.

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Abaixo, em destaque os itens que se abrem quando RAMP é acionado!

Veja que ele é representado pela transparência, do lado esquerdo e pela opacidade (branco) do lado direito.

Os itens destacados em vermelho têm relação direta com ramp.

Uma vez que você pressiona o marcador pontilhado do lado esquerdo a relação é com a cor preta (transparência) e pressionando o marcador (cuja linha se torna pontilhada) do lado direito, a cor abaixo se torna branca, portanto opacidade.

Veja como é representado na esfera que uso para exemplificar.

O ramp sobrepõe a cor já dada ao material.

Então veja na janela preview, onde prevalece a cor original do objeto que é a verde, o que atua é a transparência, e onde aparece o branco, prevalece a opacidade, que no caso é o branco.

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Agora observe a imagem abaixo:

O item FACTOR destacado em azul, controla a intensidade do ramp. Dá a possibilidade de controlar quanto do ramp deve atuar sobre o diffuse.

Posso mudar a cor da parte de opacidade para qual cor eu desejar, assim como a parte de transparência.

Observe que na palheta de cores onde essa operação ocorre, que há, além dos controles RGB (red, green, blue) o controle alfa. Esse controle permite aumentar ou diminuir a transparência da cor que se aplica sobre material.

O gradiente de ramp não é limitado a somente dois valores. Você pode mover os marcadores, e pode acrescentar ou tirar marcadores para acrescentar outras cores clicando diretamente na rampa ou nos sinais de + (mais) ou – (menos). E você pode inverter a ordem dos marcadores pressionando a setinha que aponta nas duas direções (itens destacados em vermelho).

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Como exercício, coloque uma cor em um marcador central e movimente-o e observe as variações que pode conseguir, olhando no preview da janela material do Blender.

Há também os modos de blend que se localizam abaixo.

E no item INPUT, há ainda outros controles, em SHADER (clique lá)

energia por exemplo, que se refere à forma como a luz atinge o objeto.

normais> que se refere à direção que a superfície do objeto está apontando.

Result

Clique no item BLEND (acima de factor) e explore as várias formas de blend (combinação, mesclagem) que você pode fazer.

Além disso você não precisa usar ramp somente com o método Lambert. Pode usar com qualquer dos outros que estão disponíveis.

Minneart por exemplo dá muito bons efeitos no seu objeto. Ele apresenta uma espécie de aro, que dá impressão da luz incidir de trás sobre o objeto.

Explore as várias possibilidades e quanto mais você investigar mais coisas legais vai descobrir.

Para elucidar uma possível relação com o CYCLES vemos a figura abaixo que mostra o ramp tanto na janela de propriedades quanto na janela de nodes.

Como já foi dito, a menção ao Cycles é somente para estabelecer algumas relações entre os renderizadores.

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