blender-material-shading-3

Veja aqui que estamos no Render Interno do Blender.

As variações que veremos nesse item são a maioria das vezes bastante sutis, mas com a prática e com olhos apurados você começará a entender e usar com maestria.

Veja na imagem abaixo, os itens com os valores aplicados e as diferenças que eles apresentam entre si.

Não se esqueça também, que estamos isolando o item Shading para exemplificar, no entanto em projetos, normalmente vários itens são aplicados junto, compondo assim variações mais perceptíveis.

blender-material-shading-1

O primeiro item destacado em branco na janela de propriedades é o EMIT e, ele realmente emite um brilho próprio quando habilitado. No exemplo acima foi acrescentado somente 1.00, mas é possível aumentar tal valor.

O EMIT, cria uma luz própria para o objeto, mas não projeta essa luz para o ambiente.

O segundo item AMBIENT produz muito pouca diferença nesse caso, mas é um item a ser observado e pesquisado.

TRANSLUCENCY – é o item que dá o aspecto de translucidez aos objetos. Ainda uma vez lembrando que esse item está marcado de forma isolada e pode mostrar mais efeito quando combinado com outros itens. Costuma-se ver esse tipo de efeito em vidros bisotados, na natureza quando o sol passa através de uma folha, etc.

SHADLESS é o material sem sobreamento, com um aspecto chapado, sem profundidade.

TANGENT SHADING – mostra um reflexo parecido com Specular, só que ao invés da forma redonda ele apresenta uma forma esticada. É comum vermos tal efeito em metal.

CUBIC INTERPOLATION apresenta uma variação muito sutil de sombreamento no objeto.

Já disse que, sempre que possível, mostraria relação do render interno com o Cycles. Abaixo você pode ver na figura, o uso do nó translucency no Cycles.

No entanto, não se esqueça: os cálculos do Cycles são diferentes do render interno, portanto os resultados não são os mesmos. Mostrar possíveis semelhantes no Cycles, nesse momento só tem a intenção de familiarizá-lo com nodes que é um assunto complicado.

blender-material-shading-2

 Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *