blender-materiais-transparencia-5

Note que estamos falando com o Render Interno do Blender ativado.

Transparência é um item muito importante no Blender e você vai desejar saber a respeito muito em breve.

Funciona exatamente como o nome diz: dá transparência aos objetos. Logicamente você terá objetos sólidos, de plástico, objetos com aparência de plástico, de vidro, e, creia que vidro tem uma variação enorme de transparência.

Já vimos antes Diffuse, Specular e Shading.

Agora veremos TRANSPARENCY

A primeira imagem mostra o item TRANSPARENCY já habilitado e com várias modificações nos seus itens, feitas por mim.

Z TRANSPARENCY vem habilitado por padrão e apresenta os itens disponíveis para manipulação e para se fazer variações no material dos objetos.

ALFA, como pode ver está diminuído oferecendo assim um grau de transparência para o objeto, no caso a esfera azul que está selecionada.

SPECULAR permanece em 1.00, dando assim o reflexo padrão ao objeto.

FRESNEL controla quão transparente o material será, dependendo do ângulo entre a superfície normal e a direção da visualização.. complicado né? No momento deixe como está que, com o tempo, com mais informações o conceito se tornará mais inteligível.

BLEND controla a mesclagem entre áreas transparentes e opacas. Só funciona se o fresnel for maior que zero.

blender-materiais-transparencia-1

Sugiro que você mude os valores e pesquise mais alternativas para seus materiais. Você desenvolverá vários no decorrer de seus projetos e curiosidade é um item importante no aprendizado.

Vamos agora passar para Raytrace que oferece mais alternativas a serem manipuladas e isso faz dele mais procurado e mais queridinho entre os modos de transparency.

Selecionamos Suzane agora, a mascote do Blender.

blender-materiais-transparencia-2

São acrescidos itens (destacados em branco na imagem acima) quando você escolhe Raytrace. Os únicos itens mexidos nessa parte destacada foram IOR (Indice Of Refraction) e DEPTH (profundidade).

O IOR dá a distorção vista na imagem de Suzane que está um pouco transparente e distorce o cenário atrás. Experimente isso no seu dia a dia, colocando um copo de vidro contra uma superfície e observe as distorções que ocorrem.

DEPTH define o número de superfícies transparentes que um raio (de luz) pode passar.

Com GLOSS em 0.900 o material se torna mais fosco, dando um aspecto menos transparente e mais opaco.

E o item SAMPLES é onde você pode aumentar ou diminuir o número de amostras na renderização.

blender-materiais-transparencia-3

Abaixo, como sempre, você vê a possível relação do render interno, relatado acima, com o Cycles. Mais uma vez considere que o objetivo dessas colocações não é explicar o renderizador Cycles, mas sim familiarizá-lo com algumas correspondências entre os dois renderizadores.

blender-materiais-transparencia-4

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *