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Estamos no render interno do Blender.

Eis abaixo na imagem, como podemos começar a explicar sobre texturas de imagem. Já coloquei um material que você vê em destaque em branco ao lado e abaixo também usei Ramp, que já foi explicado em aulas anteriores.

Você pode notar que até é identificável como uma maçã (ou tomate??) a imagem acima, mas para haver uma discriminação maior, precisamos de mais sutileza, mais especificação.

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Antes de prosseguir, vão aí alguns endereços de sites que oferecem texturas que podem ser usadas de forma gratuita:

http://www.cgtextures.com

http://episcura.com/textures/

http://www.textureking.com

http://texturemate.com/

https://www.pinterest.com/discovertexture/

Você pode baixar texturas e usá-las para seus projetos nesses endereços.

Prosseguindo: veja na imagem abaixo

Depois de colocar o material, siga para o próximo ícone, o de texturas.

Pressione, como indicado, no item NEW.

No Blender atual (refiro-me à versão 2.76) no lugar de Preview, se Both estiver acionado, vai aparecer uma tela com o objeto, e a outra tela vai aparecer em preto.

Em preto pois o Blender está aguardando que você coloque a imagem.

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O próximo passo ocorre nos itens abaixo desse, ilustrado acima:

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A próxima imagem mostra algumas variações que pode se conseguir com os itens de INFLUENCE.

Agora, o melhor resultado você consegue explorando as muitas possibilidades e variações nos vários itens do Blender.

Arriscando, tentando entender a relação entre o item clicado e a diferença que você observa no seu objeto, a aprendizagem é eficiente.

Minha intenção não foi mostrar uma fruta real, mas sim as várias formas que você pode conseguir com um objeto quando arrisca pressionar vários botões e observar os resultados.

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Experimente outras mudanças, configurações para aprender mais.

Vou mostrar a você rapidamente como pode se colocar uma textura no Render Cycles. E, como sempre, é somente uma amostra para se familiarizar aos poucos com esse segundo renderizador do Blender.

Veja na imagem abaixo:

O objeto selecionado na imagem abaixo é a maçã. O Blender agora está com o renderizador Cycles ativado (destaque em azul no cabeçalho superior)

Abaixo, na janela de nós estão os nós aplicados para Image Texture, que se assemelha no nome a aplicação de textura no Render Interno.

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A janela de propriedades, do lado direito da imagem (destacada em azul) exemplifica a relação de nós aplicados na janela de nós do lado esquerdo.

O caminho para aplicação do nó Image Texture está ilustrado com os números em branco do 1 ao 3.

A imagem acima da janela de nós, (UV Image Editor) apresenta a maçã renderizada (junto com outros objetos) no Cycles render do Blender.

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