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Modificador array é uma ferramenta de duplicação do Blender.

Array significa conjunto e esse conjunto de duplicações pode ser colocado em torno de todos os eixos X, Y e Z.

Ao contrário de quando se usa SHIFT + D, o modificador Array, mantém os objetos como parte dele. Então, nesses temos, você pode pensar no modificador array como modificador do objeto em vez de duplicador.

O modificador array é útil para uma série de coisas, incluindo formas complexas e repetitivas.

A posição das cópias é determinada pela “constant offset” (deslocamento constante) ou “relative offset”(deslocamento relativo).

Esses são os controles que definem a distância entre os objetos que você coloca em cena e aplica o modificador.

A referência tomada pelo Blender para definir a distância entre os objetos é a origem desses objetos.

Constant offset calcula a distância entre os objetos considerando o item Scale.

Relative offset calcula a distância entre os objetos considerando a extensão – Dimension – do objeto

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Para compreender bem, veja que os objetos estão ocupando 4 unidades da grade atrás deles. (cada grade marca 1 unidade)

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Faça exercícios manipulando tanto constant offset, quanto relative offset. Aumente o número de cópias no local determinado como FIT TYPE e perceba também que você pode acrescentar cópias nos outros eixos. Veja abaixo:

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Use a imaginação! O que pode se fazer com o Modificador Array? Aqui vão algumas dicas:

Uma escada, uma cerca, uma grade de janela, um trilho de trem, muitos passarinhos voando, muitas casas iguais, produtos empilhados iguais no supermercado, sequência de luzes no teto. Chega!! etc, porque se continuar não haverá espaço para mais nada!!

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