Vou fazer uma pequena pausa em modificadores e explicar sobre Bezier Curve, pois o Modificador Array tem dois itens que precisam de conhecimento de, pelo menos, o básico sobre curvas.

Os itens aos quais me refiro no Modificador Array são: Fit Curve, Fit length

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Curvas são ferramentas muito valiosas, uma vez que podem se transformar em meshes, assim com meshes podem se transformar em curvas. Vamos verificar então, como colocamos uma curva em cena, e depois falamos um pouco de suas propriedades e algumas formas que podem ser usadas.

Veja a imagem acima: clique em SHIFT + A > CURVAS > BEZIER.

Há vários tipos de curvas como pode ver no menu que se abre; escolha por agora BEZIER. Se estiver na vista de frente, não verá muita coisa, portanto mude para a vista TOP, (7).

Note que, na janela de propriedades, abre-se um novo ícone, o que está em destaque em branco, que é o ícone de curvas.

Uma grande quantia de informação se mostra agora, e vamos explorar algumas delas. Deixamos outras para lições futuras.

Com a curva no modo objeto há vários itens que podem ser mexidos, por exemplo:

Veja abaixo, resultados que pode conseguir modificando somente os dois itens marcados em branco na janela de propriedades, do ícone curva. Note que é o mesmo objeto visto de vários ângulos!!

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O que se pode fazer com isso? Metade do teto de uma casinha cartoon (use o Modificador Mirror para outra metade), a peça curva de alguma ferramenta, etc… use sua imaginação para lembrar outros objetos que tenham essa forma, ou forma parecida.

Isso é somente um começo. Há muitas outras possibilidades com curvas.

Se você acompanhou até aqui, volte para janela de propriedades e coloque zero novamente nos itens destacados.

Vamos agora para o modo edição.

Você pode ver a curva com seus pontos de controle e suas alças. Os pontos de controle e as alças podem ser manipulados pelos mesmos atalhos da janela 3D, isto é: Grab, Rotation, Scale… experimente selecionar somente um vértice de controle ou vários e treine o uso de tais movimentações.

As setas que aparecem no corpo da curva são a indicação do início e origem dela.

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A qualquer momento você pode converter essa curva em mesh… isso é muito prático.

Volte para o modo Objeto e pressione ALT + C, escolha o item em amarelo na imagem abaixo.

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Ao mesmo tempo, verifique na janela de propriedades que você já não tem mais o ícone de curva, pois agora é uma mesh.

Com a mesh (ex-curva) ainda selecionada, pressione CTRL + Z para voltar a forma de curva. Olhe na janela de propriedades e verá novamente o ícone de curva.

Vá novamente para o modo Edição e vamos explorar um pouco mais a respeito de curvas.

Você pode fazer uma extrusão com a curva. Então, com somente o último ponto de controle selecionado pressione CTRL e clique no espaço adiante na janela 3D ou use a forma tradicional que é clicar na letra E. Vai se formar uma nova curva ligada à anterior, igual. Você verá um novo segmento de curva formado.

Outra possibilidade é você fechar a curva. Há dois modos: selecione os dois vértices finais e pressione F.

Ou, vá já janela de propriedades até o item “Active Spline” e habilite a caixinha que tem uma letra U ao lado.

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E tem mais um atalho que você pode usar, que é ALT + C (no modo Edição);

Tem mais: você pode dividir um segmento de curva em mais segmentos. Selecione os dois vértices de um segmento, pressione W e escolha SUBDIVIDE.

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Mais detalhes a respeito de curvas. Há vários tipos de alças…. Lembre-se que o ponto central é o ponto de controle e os dois pontos derivados do ponto central são as alças.

Se você observar bem e movimentar as alças, verá que as duas se movimentam juntas, são dependentes uma da outra.

Para ter mais controle e possibilidade de manipulação você pode transformar as alças usando o atalho V.

Selecione toda a curva e pressione V. no menu que surge você tem a descrição das várias formas.

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Na imagem acima, usei a mesma curva 2D das imagens anteriores, subdividi em 4 e apliquei a cada uma delas uma das características que se abrem quando se pressiona V.

Observe que elas mudam de cor:

Primeira da esquerda em cima:

Automatic > amarelas > ligadas em rotação.

Primeira da direita em cima:

Vector > verdes > atuam como vetores com cada ponto apontando para o ponto de controle seguinte. Portanto você pode construir polígonos com esse modo. Se movimentar as alças desse modo elas ficam com o padrão livre.

Primeira da esquerda embaixo.

Aligned > rosa > as alças sempre apontam para posições contrárias, e isso constrói algumas curvas suaves.

Free > vermelha > uma alça fica independente da outra. Você mexe nelas livremente.

E a última forma Align/Free, as alças ficam livres para se movimentar nos eixos X e Y, mas se mantém alinhadas.

E, depois que conseguir a forma desejada, você pode passar para o modo Objeto, clicar em ALT + C e passar a curva para Mesh. Depois disso, manipular como mesh!!

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