blender-array-escada-5

Temos conversado bastante a respeito de teoria no Blender. Vamos agora conversar um pouco a respeito de prática.

Vamos construir juntos uma escada caracol, aquelas cujos degraus se concentram em torno de um círculo.

Para início colocamos na janela 3D

1– um cubo (pode usar o cubo padrão de quando você abre o Blender). Sugiro que coloque na vista 1 e sem perspectiva, portanto 5.

2– diminua seu cubo no eixo Z.

3– mude para a vista 3 e diminua em Y.

4– vá para a vista 7, e para o Modo Edição.

5– desselecione tudo e selecione somente os dois vértices da esquerda. Não se esqueça de ligar o raio X para que a seleção seja feita nos quatro vértices> os que estiverem na sua visão e os que estiverem atrás.

6– volte para o Modo Objeto.

7– volte para a vista 1 e 5.

8– certifique-se que o 3D cursor esteja na origem do cubo (que agora deve parecer um degrau). Se não estiver, pressione SHIFT + S e escolha “Cursor to Selected”.

9– coloque um cilindro (SHIFT + A > MESH > CYLINDER)

10– diminua o cilindro para que ele pareça o suporte central da escada. Coloque-o um pouco abaixo do cubo (que agora parece degrau)… vá ajeitando conforme a imagem abaixo.

11– selecione o degrau e com SHIFT pressionado, selecione o cilindro> CTRL + J para torná-los um só objeto.

12– a origem do objeto agora formado, deve estar no centro do cilindro (lembra que eu disse que muitas vezes importa como você seleciona seus objetos?) se selecionou PRIMEIRO o degrau e SEGUNDO o cilindro, então a origem estará no lugar adequado para os próximos passos.

blender-modificador-array-1

O próximo passo:

Colocar o Modificador Array:

Você já sabe o caminho para colocar o modificador Array no degrau que construiu. Faça isso então.

Verá que as configurações padrão do modificador, não servem para construir uma escada, então mude-as conforme indica a imagem abaixo.

Certamente no item “Count”, você pode colocar quantos degraus quiser.

Ainda na figura abaixo, pode ver que temos sim degraus sobre degraus, mas de uma forma inútil, pois não há rotação entre eles que permita a um ser humano subir por essa escada.

O próximo passo então é lançarmos mão do coringa EMPTY! Lembra dele?

Mais uma vez ele resolve o quebra-cabeça, então vamos lá….

blender-array-escada

Com SHIFT + A> EMPTY no menu principal (certifique-se que esteja no Modo Objeto)

Agora, selecione a escada: vá no modificador Array, no item Object offset, habilite-o, vá no eixo Z e coloque 1.000. Não esqueça de colocar zero para o eixo X.

A partir daqui siga a imagem abaixo:

As recomendações para que o EMPTY funcione bem, são as mesmas:

– Localização, Rotação e Scale, devem ser iguais tanto para o EMPTY, quanto para a escada. Como você garante isso??

Abra a janela N com a escada selecionada! Coloque zero em todos os eixos para Location.

Quanto a Scale e Rotation, esta é uma boa oportunidade de aprender algo muito, muito importante, mas que a maioria ignora e, no entanto, causa muitos problemas no Blender:

CTRL + A no modo Objeto, com a escada selecionada, escolha Rotation&Scale.

blender-array-escada-2

Com a escada selecionada pressione CTRL + A e escolha o item Rotation&Scale. Isso tornará a rotação da escada como zero, e Scale, a tornará em 1.000, ou seja: o padrão! Por agora, essa explicação basta, mas no futuro, você entenderá melhor o que acontece.

Pode parecer que nada tenha mudado, mas agora, o Blender faz os cálculos para os próximos passos com mais precisão.

Agora quer saber como fazer a escada rotacionar não é? Pois uma escada não é uma pilha de degraus uns sobre os outros.

Vamos lá!

1- selecione o EMPTY. Se não for possível selecioná-lo na janela 3D, vá até o Outliner e selecione-o por lá, clicando sobre o nome (EMPTY) com o botão esquerdo do mouse.

2- coloque na vista 7 que terá maior controle sobre o que está acontecendo.

3- pressione R e gire em torno de 25° (graus)

Obs: se estiver na vista 7, o Blender rotacionará os objetos no eixo Z

OBS 2: enquanto estiver rotacionando olhe no cabeçalho de baixo e verá os graus de rotação sendo apresentados lá!!

Agora, veja na imagem abaixo que na janela T, embaixo, o Blender apresenta a possibilidade de mudar os ângulos de rotação, destacado no retângulo em vermelho!

blender-array-escada-3

Eis sua escada caracol pronta… agora só falta um corrimão, o chão, o plano de cima… etc, etc…. Calma lá! Logo fará isso… continue com as lições.

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