Modificador Curva é instrumento muito útil para você usar no Blender. Especialmente em animação, assunto que veremos adiante.

No caso de nossa lição aqui, vamos falar a respeito do Modificador Curva para objetos que precisam de flexibilidade, como por exemplo, a lagartinha abaixo… uma lagartinha é melhor representada, mesmo estando parada, se tiver curvas e, com o uso do modificador curva você pode dar a ela o formato (movimento) necessário para parecer mais natural.

Vamos lá, passo a passo!!

1– se você não tiver uma lagartinha, coloque um cilindro em cena.

2– rotacione o cilindro de forma que ele fique com a maior extensão na horizontal.

3-Vá com ele para o modo Edição e subdivida. Quanto mais subdividir, melhores resultados terá, no entanto, maior processamento do seu computador será exigido. Se você tiver somente a lagarta (ou o cilindro) em cena isso não será um problema. Começa a ser problema quando sua cena fica cheia de objetos.

4– se quiser formas mais suaves, vá em modificadores e coloque primeiro Subdivision Surface, que você já conhece.

5– Clicar em Smooth, na janela T também ajuda a suavização. Não esqueça que para isso precisa estar no modo Objeto.

6– já fizemos lições a respeito de materiais, extrude, etc, então você pode tentar modelar algumas coisas no cilindro e colocar material.

blender-curve-1

7selecione a lagarta (cilindro),

8– na janela de propriedades selecione o ícone de Modificadores e escolha Curve.

9– veja que o modificador curve, pede um objeto (uma curva) para se relacionar, então, é preciso colocar uma curva em cena.

10– com SHIFT + A > CURVE > escolha NURBS CURVE.

Veja a imagem abaixo!!

blender-curve-2

Na imagem acima, para melhor enxergar a curva, coloquei:

1– front Ortho.

2– wireless. (modo de arame)

3– coloquei a curva em cena (lembre-se que ela será colocada onde seu 3Dcursor estiver)

4– a Nurbs Curve colocada.

Ela não vem, a princípio nessa posição. Na verdade em 4 ainda com a curva selecionada, faça uma rotação: R >90 > X. Agora ela ficará com a aparência acima.

Na imagem abaixo veja a continuação dessa nossa lição:

blender-curve-3

Vá na janela de propriedades em modificadores e no modificador Curve, escolha no item Object > Nurbs Curve, conforme indica o destaque em vermelho na imagem acima.

Pode ser que seu objeto fique meio estranho, como o que aconteceu com a lagarta acima, mas isso tem remédio…

Vamos melhorar a aparência da lagarta, agora sendo modificada pelo modificador curva.

Siga agora as orientações da imagem abaixo.

blender-curve-4

Ao habilitar Active Spline, os pontos de controle da curva se ligam ao extremo da figura de base e isso dá mais controle sobre ela.

blender-curve-5

Apartir daqui, você pode, (selecionando somente um ponto de controle) aumentar o caminho da curva conforme já foi colocado em lições anteriores e pode fazer extrude, pressionando E, e clicando à frente, ou pode pressionar CTRL e clicar com o botão do lado esquerdo do mouse em qualquer outra região da janela 3D e aumentar o seu caminho para a lagarta caminhar.

Depois disso movimente a lagarta usando os eixos (que agora não ficam mais no objeto) para ver como ela se adapta à curva… esse método é ótimo para uma animação simples!!

Índice

2 comments on “Blender Tutorial 56 – Modificador Curva
  1. Interessante tutorial e também fácil de aprender =D
    Vocês aceitam pedidos ou sugestões de tutoriais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *