blender-uvUnwrap-2-49

Bem, voltando ao renderizador interno do Blender, tente montar uma casinha como a da imagem abaixo… é fácil! Com o que aprendeu até aqui, você pode. É uma boa hora de testar o que gravou, e o que pode revisar para modelar a casinha.

O objetivo de modelar a casinha é somente para ser usada para um pouquinho mais de informação a respeito de UVUnwrap.

Não há possibilidade de esgotar o assunto, pois há muito mais a ser visto, mesmo porque o Blender está em constante atualização, mas essas informações são básicas e permanecem já por um bom tempo no Blender.

blender-uvUnwrap-2-1

Vejamos a casinha… depois de montá-la, vá com ela para o modo edição…. Passe para o modo de FACES, e selecione a face da frente. Sugiro que coloque a casinha na vista de frente, sem perspectiva (1, 5 lembra?)

ah! Antes de continuar, essa “tentativa” do chão parecer grama é uma textura tirada de sites já mencionados a você.

Para treinar, coloque uma grama no plano feito como chão e faça unwrap. Mesmo o plano sendo um objeto simples, fazer unwrap facilita o controle da textura.

Vá, por exemplo, no cgtextures.com e procure baixar uma textura de grama… coloque na pesquisa a palavra em inglês (grass)… eles não entendem português… tá?

O aspecto está chapado e nada natural… mas não se preocupe… no começo é assim mesmo. Não passei ainda a você todas as ferramentas que podem ser usadas para que a aparência fique mais natural… isso virá em lições futuras.

Ah! abra também uma janela UV como indica a imagem acima.

OBS: para ver a imagem no modo de renderização rápida, como mostra a imagem acima, com o mouse na janela 3D, pressione SHIFT + Z. Para voltar ao modo sólido pressione novamente SHIFT + Z ou ALT +Z.

Vamos lá!!

A partir de agora siga pela imagem abaixo:

blender-uvUnwrap-2-2

Escolher uma só face, é somente um exemplo, pois você pode selecionar todo o objeto. Os resultados não serão os mesmos, no entanto é mais uma forma boa de aprendizado.

Quando você sabe que um objeto só será visto de um determinado ângulo, esse método é muito bom, mas não é bom quando, por exemplo, você vai fazer uma animação e seu objeto vai ser visto de vários ângulos.

Enfim, vamos colocar uma textura agora:

Vá novamente em algum daqueles sites que já passei o endereço para você, e baixe uma textura de tijolos, por exemplo… pode ser qualquer textura que você saiba que combina com a parede de uma casa.

OBS: enquanto não falamos sobre lâmpadas, veja as configurações na imagem acima na janela de propriedades, clicando em WORLD (o ícone da esfera azul), pois sua cena quando usar SHIFT + Z, estará provavelmente muito escura. Use as configurações dadas acima que você resolve provisoriamente essa questão de iluminação.

Coloque um material clicando no ícone Material da Janela de Propriedades, e depois vá para o ícone Textura, ao lado de Material.

Em Textura siga as configurações da imagem abaixo, e veja sua textura aparecer na renderização, quando pressionar SHIFT +Z ou F12

OBS: a granulação que você vê mais evidente dentro da casa, acontece devido ao número baixo de amostras que está configurado. Futuramente você verá como aumentar o número de amostras para melhorar a renderização.

blender-uvUnwrap-2-3

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *