blender-curvas-loft-6

Não sei se teríamos uma boa tradução de loft para o caso da definição acima, mas eu sugiro algo como “estufar”, talvez “preencher”.

Olhando na figura abaixo, compreende-se melhor o que é e o que é capaz de fazer. Vamos usar nesse caso, duas curvas. Uma aberta “Bezier” e outra fechada “Circle”. O conjunto das duas nos dá possibilidades de conseguirmos formas belas e bem-feitas, de forma fácil e rápida.

Veja a imagem abaixo antes de tudo, para entender a montagem da cena. Todos os requisitos para essa cena já foram explicados em lições anteriores.

blender-curvas-loft-1

O site de onde foi tirada a imagem é o cgtextures.com.

1– Usei Background Imagem na janela N para colocar a imagem em cena.

2-Coloquei uma curva Bezier (SHIFT + A > Curve > Bezier) sobre o contorno da imagem, modelando-a como um S deitado.

Obs: Coloque a curva estando na vista 1 e 5, rotacione-a 90° em X.

3-Coloquei em cena uma curva Circle (SHIFT + A > Curve > Circle), pois é ela que dará a forma para a Bezier…. Não se preocupe… já vai entender.

Obs: Coloque a curva estando na vista 1 e 5, rotacione-a 90° em X.

4-Modele a curva Bezier, estando no Modo Edição, conforme já explicado em lições anteriores, no formato do S deitado.

5– Volte para o Modo Objeto com a curva Bezier.

6– Com a curva Bezier selecionada, vá no ícone de propriedades de curva conforme destaque em branco e siga até o subitem “Bevel Object”, sob “Geometry”. Clique nele e escolha Bezier Circle.

Verá imediatamente o que mostra a imagem abaixo, isto é: a Bezier em forma de S preenchida com o formato da Bezier Circle.

blender-curvas-loft-2

Não é preciso ficar somente nesses resultados. Vejamos:

Selecione agora a Bezier Circle, vá com ela para o Modo Edição.

Movimente cada segmento e cada ponto de controle separadamente, enquanto observa as modificações que ocorrem na Bezier com o formato de S deitado.

Acrescente pontos de controle na Bezier Circle, selecionando dois deles (ou todos, se quiser duplicar os pontos de controle) e movimente-os para observar as modificações que ocorrem na Bezier Curve.

Veja na imagem abaixo, algumas dessas mudanças.

blender-curvas-loft-3

As duas curvas continuam editáveis para fazer quaisquer modificações.

Agora você pode também no modo Objeto, selecionar a Bezier curve e transformá-la em mesh, seguindo procedimento já ensinado: pressione ALT + C > escolha Mesh from Curve/Meta/Surf/Tex.

blender-curvas-loft-4

Agora, sendo mesh, você pode modificar a curva em seus vértices, arestas e faces.

Assim transformada em MESH, a bezier Circle não mais atua modificando esta Mesh!!

Você pode colocar um material, dando uma cor a ela e pode usar o conta-gotas para escolher uma cor da imagem que serviu de referência.

blender-curvas-loft-5

Logicamente precisamos aprender mais sobre texturas para tornar o visual mais natural. É um assunto que já vimos um pouco com a lição sobre UVUnwrap (lição 49) e continuaremos vendo no decorrer das próximas lições!!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *