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A melhor significação para LATHE em nossa língua, acho eu, é TORNEAR.

Aquele trabalho artístico que marceneiros fazem na madeira, creio que seja um bom exemplo.

Essa combinação de duas curvas para realizar esse efeito é muito prática e eficiente, mas vamos a um exemplo prático:

1– coloque uma imagem de referência na sua cena conforme já explicado.

Veja na imagem a janela N mostrando as configurações do background. Logicamente a sua não precisa ser a mesma. Esse é só um exemplo.

2– coloque o 3D cursor na base do objeto que você quer reproduzir.

3- coloque as duas curvas (Bezier Curve, Bezier Circle) no mesmo local, estando no modo Objeto.

4- selecione a Bezier Circle, e na janela de propriedades de curva, vá até o item Bevel Object. Clique nele e escolha Bezier Curve, como mostra a imagem abaixo!

5– selecione a Bezier curve, e vá com ela para o modo Edição. É possível que você precise movimentar sua janela 3D para enxergar a curva e, para selecionar se tiver dificuldade de fazê-lo na janela 3D, selecione-a no outliner.

6– também para facilitar a manipulação e visualização, experimente colocar no modo de arame (wireless).

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Você deverá ter algo parecido com a imagem abaixo.

Note que assim mesmo é difícil ver a Bezier Curve, no entanto, se olhar atentamente verá que as setas da mesma indicam que o final dela tende para o centro da Bezier Circle.

OBS: Dependendo da vista que estava quando colocou as curvas, pode ser que precise fazer rotação para alinhar corretamente uma curva com outra. Se colocar as duas curvas na vista 1, precisará rotacionar a Bezier Curve para que ela fique alinhada à Bezier Circle.

No caso acima, rotacione-a 90° no eixo X, e faça isso no Modo Objeto.

Depois de alinhar a rotação, alinhe a direção que a Bezier Curve com a Bezier Circle ficam.

Veja na imagem abaixo.

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Veja como suas curvas devem ficar alinhadas:

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Em seguida, coloque na vista 1 sem perspectiva e continue o processo da seguinte forma: Selecione o ponto de controle da extrema esquerda da Bezier Curve, pressione CTRL e clique no próximo ponto para onde sua mesh deve ir para preencher o objeto de referência.

Veja na imagem abaixo: tire do modo Wireless (arame)

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Depois pode aplicar uma cor, um modificador Subdivision Surface, um Solidify, etc, etc. E pode também transformar em Mesh com o atalho SHIFT + C, no modo Objeto!!

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