blender-modificadores-empilhados-7

A finalidade dessa lição é esclarecer que o uso de modificadores podem nos trazer muito bons resultados, ou alguma dor de cabeça se não soubermos como funcionam os cálculos do Blender.

Dependendo da ordem que colocamos os modificadores, obtemos muito bons resultados. Por outro lado, usando os mesmos modificadores em ordem diferente, ficamos com resultados ruins e até mesmo impossíveis de serem usados.

Vamos colocar alguns modificadores como exemplo:

Na imagem abaixo, temos um pavimento de entrada de uma residência, por exemplo.

blender-modificadores-empilhados

Por padrão o modificador vem configurado em TWIST e precisamos mudar para TAPER e ajustar o item DEFORM, destacado em branco, na imagem abaixo:

blender-modificadores-empilhados-2

OBS: se você coloca um objeto no Blender, modifica-o, fazendo rotação, mudando tamanho, etc, faz diferença como você coloca com relação à vista… explico: um objeto como o que estamos trabalhando (pavimento), por exemplo, você sempre vê de cima (no chão de uma residência, de uma entrada qualquer) e há melhores resultados ao aplicar modificadores se o colocarmos inicialmente na vista 7 (top)

Em seguida acrescentamos um segundo modificador… se você já viu um “caminho” como esse na entrada de uma residência, sabe agora que precisamos de um modificador ARRAY, para multiplicarmos o número de elementos e completarmos tal caminho até um determinado ponto.

blender-modificadores-empilhados-3

Colocando o segundo modificador e modificando o relative offset em X para 1.100, para aumentar levemente o espaço entre as peças.

O terceiro modificador que usamos é o Modificador CURVE.

Para usar o modificador CURVE, precisamos de uma curva na cena. Para isso siga os passos ilustrados na imagem abaixo:

blender-modificadores-empilhados-4

OBS: lembre-se que todos os modificadores usados acima estão sendo aplicados ao pavimento, portanto para cada aplicação de modificador, certifique-se sempre que o pavimento esteja selecionado.

O próximo passo é ir na janela de propriedades, no ícone de Modificadores e clicar Add Modifiers e escolher CURVE. – coloque a curva estando no Modo Objeto.

Note que o Blender empilha os modificadores um abaixo do outro. Embora o CURVE tenha sido aplicado por último ele está embaixo da “pilha”.

Note que também que, se escolher Nurbs Curve no item Object do modificador curva, destacado na imagem abaixo com o contorno branco, os blocos de caminho tomam o formato da curva..

blender-modificadores-empilhados-5

Como sabe, você pode ir ao modo de Edição com a curva e ampliá-la, mudar os pontos de controle de lugar aumentar no modificador Array o número de cópias e etc.

Mas, mudar os modificadores de lugar pode dar alguma dor de cabeça.

Experimente, como exercício, clicar na setinha de cima e de baixo de cada modificador para colocá-los em ordem diferente e veja as variações que consegue.

Essas variações podem ser desejadas em determinadas circunstancias e não desejadas em outras.

blender-modificadores-empilhados-6

Portanto pense sempre em modificar o lugar dos modificadores que aplica, antes de entrar em desespero e jogar seu trabalho fora!!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *