blender-world-editor-back-8

Para colocar um fundo no seu projeto a ferramenta que o Blender oferece é o World Editor Background. É por meio dele que você completa a cena. Dá um fundo animado, alegre, fúnebre, triste, etc.

Esse fundo (background) define melhor o humor do seu trabalho. Portanto, se quer uma aparência mais dinâmica e alegre, ou se quer uma aparência que remete à reflexão, ou uma aparência que remete ao caos ou tristeza, aí está uma ferramenta que pode (se usada com sabedoria) reforçar sua ideia no seu projeto.

Vamos começar com fundo simples dado pelo Blender e, no renderizador Interno…

blender-world-editor-back-1

Há mais itens na janela de propriedades, (você pode ver abaixo do item PREVIEW na imagem acima) que serão estudados nas próximas lições.

Nessa lição veremos Paper Sky, Blend Sky e Real Sky, itens que integram o Blender com o render Interno.

Se habilitar Paper Sky e mudar a cor de Horizon, que fica logo abaixo, verá que estão relacionados. Pode comprovar isso, trocando a cor de Horizon e renderizando com F12.

E, como pode ver na imagem abaixo, mesmo trocando a cor de Zenith, e não habilitando Blend Sky, você não terá a cor de Zenith no background.

blender-world-editor-back-2

Para que Zenith funcione, habilita-se Blend Sky.

Para Paper Sky e Blend Sky habilitados temos o resultado na imagem abaixo. A cor de Horizon fica abaixo no background, e a cor de Zenith fica acima no background; também isso é mostrado na janela de propriedades no Preview.

Veja na imagem abaixo:

blender-world-editor-back-3

E, finalmente, na imagem abaixo, habilitando Real Sky, temos mais um resultado… mudando a cor de Ambient Color e habilitando Real Sky podemos concluir o óbvio…. Esses itens trabalham em conjunto!!

blender-world-editor-back-4

Veja a influência que Ambient Color tem sobre a coloração de Suzane (o macaquinho mascote do Blender)

Se esta opção for adicionada, o gradiente produzido tem duas transições, a partir do zênite colorido para horizonte de zênite; Além disso, a mistura é dependente da orientação da câmara. A cor do horizonte é exatamente no horizonte (no plano XY), e a cor para zénite é usada para pontos verticalmente acima e abaixo da câmara.”

A explicação acima sobre o uso de Ambient Color e Real Sky foi tirada do Wiki do Blender:

https://www.blender.org/manual/render/blender_render/world/background.html

Você pode também, colocar texturas no seu background. Para isso basta acionar o ícone de texturas, logo depois do ícone de World.

Então pode escolher uma textura procedural como clouds, por exemplo, ou uma Image Texture para seu projeto.

Na imagem abaixo, coloquei uma textura procedural… clouds com as configurações mostradas.

blender-world-editor-back-5

No caso de Background a diferença com relação ao RENDERIZADOR CYCLES é mostrada abaixo.

Rapidamente na imagem abaixo vou traçar o caminho a ser seguido no caso do renderizador Cycles.

Coloque uma Suzane em cena e….observe atentamente todos os itens destacados em branco (numerados ou não) para que consiga habilitar facilmente as configurações para Background em Cycles.

A melhor forma de compreensão (acho eu) é você seguir os números na imagem abaixo:

1– mude para o renderizador Cycles clicando onde indica o número 1.

Coloque um material para Suzane, (se quiser) conforme já foi explicado em lição anterior sobre o Cycles.

2– mude para o Compositing – editor apropriado para entender melhor o renderizador Cycles, clicando onde indica o número 2.

3– na janela de Nodes, mude para o indicado pelo número 3, que vai mostrar os nós de Background, já colocados pelo Blender para o background que você quer colocar em cena.

blender-world-editor-back-6

4-esse item (use nodes), é provável que já esteja habilitado; caso não esteja, habilite-o.

As setas em branco mostram a cor do background tanto na janela de propriedades, quanto sua representação no nó background.

Pode se mudar a cor do background clicando em qualquer um dos espaços indicados por essa seta, o que abrirá a palheta de cores.

Outra forma de mudar o background no Cycles é clicar na bolinha redonda ao lado do espaço de cor.

Veja ilustrado na imagem abaixo:

blender-world-editor-back-7

No caso de uma imagem no background o item que precisa ser escolhido é o Environment Texture. Image Texture NÃO vai funcionar.

Escolhendo Environment Texture, automaticamente o Blender colocará o nó correspondente na janela de nós. (destacado em branco). A partir daí você precisa escolher uma imagem no seu computador. Se não for colocada uma imagem, o Blender vai colocar uma cor rosa, horrorosa para lembrar que não há imagem escolhida.

Para exercitar, escolha outros itens da janela de background que vê aberta na imagem de cima e observe o Blender trocando os nós a cada escolha… por enquanto tais detalhes são suficientes para informação sobre como funciona Background World no Cycles.

Você verá o resultado renderizado dos seus exercícios, pressionando SHIFT + Z (renderização em tempo real) que por padrão renderiza somente 10 amostras, ou clicando F12.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *