Na lição anterior falamos a respeito de world editor e comentamos sobre background, mas usamos texturas procedurais para ilustrar os resultados no render interno.

Nessa lição vamos falar ainda de background só que com texturas de imagens, e algumas modificações que precisam ser observadas. Nesse momento estamos falando do processo no RENDER INTERNO DO BLENDER. O processo do Cycles é diferente e foi explicado como colocar imagem de fundo na lição anterior.

Veja na imagem abaixo: temos uma bola de basquete e aplicamos um material comum (a cor) e a textura varonoi no render interno para tal efeito. Vamos usá-la para nossa lição de hoje.

blender-background-images-1

O fundo padrão do Blender é o cinza/ marrom que está apresentado acima.

Vamos colocar algo mais agradável, por exemplo uma imagem.

Para colocar a imagem, vamos voltar à janela 3D (acima estamos no modo renderizado).

Na janela 3D desselecione tudo, e clique no ícone WORLD, na janela de propriedades.

Na janela de propriedades, com o ícone WORLD clicado NÃO habilite nenhuma das características dele.

Daí então vá direto para o ícone de texturas.

Obs: se não fizer a sequência sugerida acima (ÍCONE WORLD> ÍCONE TEXTURAS), você pode não conseguir o resultado que quer.

Nas versões atuais (estou usando a versão 2.76) o Blender apresenta a janela de propriedades com textures acionado depois de WORLD, na forma ilustrada na imagem abaixo.

Image or movie já vem configurado por padrão.

A janela preview estará toda em preto, ou cinza.

E é interessante, antes de prosseguir que dê uma olhada nas configurações padrão.

No item Image > Open, destacado em branco, é onde clicará para buscar a imagem que quer de fundo para sua cena.

Clicando aí, seu browse irá se abrir e, como sempre, você pode escolher uma imagem que já tenha guardado, e que combine com a cena atual, ou pode baixar imagens de sites já citados antes.

Um deles, muito bom é www.cgtextures.com

blender-background-images-2

O próximo passo então será colocarmos uma imagem como background em nossa cena.

Pressione “open image”, e no seu computador escolha algo que combine com a cena até então desenvolvida.

blender-background-images-3

Guardando suas imagens, como indica a imagem acima, com certeza, aumenta o tamanho do arquivo, mas no caso de trabalhar com parcerias ou esse arquivo ser enviado para outros lugares, parceiros ou para demonstração de projeto, a imagem irá com o arquivo. Caso contrário, você corre o risco de uma surpresa desagradável ao abrir seu projeto quando a imagem que foi colocada lá, não estar mais lá!!

Se renderizar a imagem agora, provavelmente se decepcionará, pois não vai ver a sua imagem aplicada como background.

Ainda tem que fazer mais um ajuste:

Role o painel de propriedades até o item Influence.

Habilite Horizon.

Se quiser pode desabilitar Blend, embora não seja necessário. Agora pressione F12.

Veja na imagem abaixo.

blender-background-images-4

Agora você vê a imagem de fundo!!

Mais 2 itens precisam ser esclarecidos por agora:

blender-background-images-5

1- Image Mapping: clique na setinha que abre Image Mapping e observe o item Repeat, destacado em vermelho. Clique nele. Abre-se um menu com Checker, Repeat, Clip Cube, Clip e Extend. Clique em cada um deles e observe como a textura se comporta no Preview. Quando quer que a imagem se repita, clique Repeat, quando não, clique em Clip e clique nos outros para ver o efeito que eles fazem na imagem.

2- Mapping: já em Mapping observe o item Size… estranhamente, quanto mais você aumenta o número nesse item, menor sua imagem fica, e o contrário também é válido. Mude os números nesse item e observe na renderização o efeito na sua imagem. Experimente também, mudar com números diferentes em cada eixo. Por exemplo, se tem uma imagem esticada no eixo X, experimente encurtá-la no eixo Y, até achar uma distribuição equilibrada da mesma.

Outros itens desse painel, continuaremos a conversar conforme nossas aulas forem avançando. Por agora é suficiente você guardar as informações acima. Isso não impede você de fazer pesquisas por conta própria… vá em frente, pesquise no Wiki do Blender, e assista outros tutoriais que possam enriquecer seu conhecimento.

O processo no Render Cycles do Blender funciona exatamente da mesma forma que o indicado na lição anterior para World Editor, portanto não há necessidade de repetir aqui. Se quiser recordar, vá para a lição anterior e procure Background no Render Cycles com imagens.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *