blender-AO-environment-lightning-capa

Vamos começar a falar sobre iluminação….bem na verdade não é iluminação…. São alternativas que o Blender oferece para iluminar seu ambiente…ou seja… afinal…. É iluminação (risos)

Confusão né? Bem, vamos lá!!

Essa “iluminação” pode ser acionada no ícone de World. Já falamos sobre Mist, os itens de Paper Sky, Blend Sky, Real Sky, etc, mas ainda não falamos sobre Ambient Occlusion e os demais itens.

Ambient occlusion – é um item relacionado com Ambient Color. Então, você pode ter uma iluminação razoável, somente usando ambient occlusion.

Experimente renderizar uma imagem sem acionar ambient occlusion, e depois acionando ambient occlusion. Veja a diferença.

blender-AO-environment-lightning-01

E agora, ligando Ambient Occlusion!!

blender-AO-environment-lightning-02

e, pode notar que acima as sombras de ambient occlusion são as mesmas de Ambient color. Experimente agora, mudar as cores de ambient color:

blender-AO-environment-lightning-03

Factor de ambient occlusion, vai aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação, quando você desliza o slider para frente ou para trás. No caso da imagem está marcando 0.55. Experimente aumentar e diminuir, renderizando e vendo as diferenças que pode conseguir.

Da mesma forma, environment light, faz o papel de iluminar a cena, e pode se dizer que é (quase) igual a ambient occlusion, exceto pelo fato de abrir as 3 alternativas ao lado do destaque em branco abaixo.

blender-AO-environment-lightning-04

Experimente cada uma das outras duas alternativas (Sky Texture e Sky Color) e renderize para ver o resultado.

Uma das coisas que acontece quando você habilita Environment Lighting é que fica disponível também as configurações de Gather, logo abaixo.

Sem isso, Gather não fica disponível…

blender-AO-environment-lightning-05

O item destacado em vermelho na imagem acima vale a pena ser observado. Muitos não sabem como melhorar a qualidade das cópias no render interno do Blender e nesse local é uma das alternativas.

Aumente o número de passes e você aumenta a qualidade de suas cópias.

Ainda na imagem acima, pode notar que o método Approximate vem destacado em amarelo e acionado por padrão. É dito que approximate é mais rápido na renderização, e Raytrace mais lento.

Quando aciona Raytrace, as configurações mudam. Veja abaixo:

blender-AO-environment-lightning-06

No uso de raytrace aumente o número de samples onde está o destaque em vermelho.

Ah! vale a pena voltarmos um pouquinho nos itens de environment lighting para um ponto que ficou esquecido (por mim!!)

Olhe na figura abaixo:

blender-AO-environment-lightning-07

lógico que não tem “lógica” uma xícara voadora, no céu, mas o objetivo dessa imagem é ilustrar que pode se colocar uma textura de fundo no world quando acionamos environment lighting e escolhemos Sky Texture que está destacado em branco.

Não esquecendo que para funcionar temos que ir em texture e colocar uma textura!! e, tem mais: também no item Influence, (como já foi explicado em lição anterior), desabilite Blend, e habilite Horizon e Zenith!

Veja ilustrado na imagem abaixo!!

blender-AO-environment-lightning-08

Obs.: se deixar Blend acionado, o Blender vai mesclar as informações de cores que você colocar no Paper Sky e Blend Sky com a textura, o que pode ser algo até desejável em determinadas ocasiões.

Experimente como treino fazer isso!!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *