blender-sun-lamp-capa

Como vimos na lição anterior a lâmpada point é DIRECIONAL, isto é: atua dependendo do local em que é colocada.

Já no caso da lâmpada Sun, se colocarmos uma na cena abaixo e a mudarmos de direção, não teremos modificação nenhuma de iluminação, pois ela é ANGULAR, isto é: independente de onde esteja, ela só faz diferença na iluminação se mudarmos o seu ÂNGULO.

blender-sun-lamp-01

Vários itens de propriedades da lâmpada Sun são parecidos. No entanto, a lâmpada Sun não tem controle de falloff (deslocamento). Se observar no preview da lâmpada SUN vai ver que ele abrange a totalidade do espaço, sem variações de luminosidade. Compreenda melhor isso, olhando o preview da lâmpada Point, onde você vê variação indo do mais iluminado, até o escuro total num movimento de fading of (esvanecimento)

Resumindo: a iluminação da lâmpada Sun é constante

Vejamos outros itens da lâmpada sun:

1- você pode controlar a rotação da lâmpada sun pela janela N. Tente vários ângulos e variações entre os eixos X, Y e Z, e veja as mudanças que ocorrem.

blender-sun-lamp-02

2- Sky&Atmosphere são dois itens que vão ser descritos separadamente. São extensos e muito úteis e merecem post específico.

3- Ray Shadow vem ativado por padrão. Ray Shadow é o que aplica sombras na cena. Se “No Shadow” estiver ativado as renderizações não terão sombra.

4- Assim como na lâmpada Point, Samples e Soft Size, definem a suavização ou dureza da sombra da lâmpada Sun. Esses itens trabalham em conjunto. Modifique os dois para ter melhores resultados.

5- Na imagem acima está o resultado da sombra suavizada quando Samples e Soft Size são aumentados.

Nos itens da lâmpada Sun, logo abaixo da preview, pode notar que são iguais aos da lâmpada Point exceto que na lâmpada Sun não se encontra Falloff, (deslocamento-caimento) pelo fato já mencionado dessa lâmpada ter uma iluminação constante.

Vamos falar rapidamente sobre a lâmpada Sun no RENDER CYCLES DO BLENDER.

blender-sun-lamp-03

Aí estão as configurações da lâmpada Sun que aparecerão quando o renderizador Cycles do Blender está configurado.

Da mesma forma que no render interno, há possibilidade de rotacionar o ângulo da câmera pela janela N assim como na janela 3D.

O item size, destacado em branco na janela de propriedades refere-se à suavização da sombra.: quanto maior o número no item size mais suave será a sombra.

Bounces, como já colocado para a lâmpada point, refere-se ao número de rebatimentos (pulos) que o raio da lâmpada fará quando atinge um objeto.

Emission é o tipo de sombra (shader) para a lâmpada sun, e o nó correspondente na janela de nodes está relacionado com a seta e destacado em branco.

Color: o nome é auto explicativo, é a cor do raio de luz.

Streng: é a força da luz.

Os itens da direita ainda na janela de propriedades:

Cast Shadow: quando habilitado lança sombras.

Multiple Importance: ajuda a diminuir, na renderização, o aparecimento de fireflies (pontinhos brancos).

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *