blender-sunLamp-skyAtmosphere-capa

A lâmpada Sun, no render interno do blender, tem acoplado aos seus itens Sky&Atmosphere, itens esses que dão inúmeras possibilidades de se mudar o cenário usando as cores, intensidades, e etc.

Vamos ver como funcionam, pelo menos a maioria dos subitens de Sky&Atmosphere.

Antes porém, veja na imagem abaixo, o ângulo que foi posicionado a lâmpada Sun. Não significa absolutamente que o seu tenha que ser igual. É somente um exemplo.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-01

1– o renderizador interno do Blender.

2– a rotação da Sun Lamp

3– a Sun Lump selecionada e o ícone habilitado.

4– as configurações de sombra da Sun Lamp que foram mudadas.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-02

Acima a imagem renderizada com as configurações da Sun Lamp já mostradas e Sky&Atmosphere habilitadas com as configurações padrão do Blender.

Compare as duas imagens e perceba a diferença.

Agora veja a diferença, na imagem abaixo, que há entre mudar a rotação da lâmpada sun para 90° em todos os eixos. Acrescentei uma lâmpada point no interior do pátio da casa e mantive Sky&Atmosphere ligados.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-03

Agora, para praticar, vá para o slot 2 conforme ensina a lição anterior e renderize a mesma cena com Sky&Atmosphere desabilitados!!

blender-sunLamp-skyAtmosphere-04

A partir daqui discutiremos algumas variações. Logicamente não há possibilidade de esgotar as alternativas, mas, pelo menos, algumas serão demonstradas.

Para um bom aprendizado é recomendável que continue misturando itens e números e observe bem as mudanças que acontecem. Também é recomendável que recorra ao Wiki do Blender para maiores esclarecimentos.

https://www.blender.org/manual/

blender-sunLamp-skyAtmosphere-05

Acima, mudando o modo de mesclagem (Blending) de ADD que vem por padrão em MIX. Veja que, nesse caso, o sol já fica mais amarelado e visível. Explore também os outros tipos de mesclagem para conseguir diferentes efeitos.

Obs: todos os resultados conseguidos estão sendo usados em conjunto com World que tem cores de Horizon e Zenith e a textura Clouds, como já foi colocado em lição anterior.

Factor, logo abaixo do item de mesclagem (Blending) regula a intensidade de aplicação da mesclagem que foi escolhida… aí então você pode aumentar ou diminuir a participação do fator de mesclagem escolhido.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-06

Na imagem acima os itens modificados foram os destacados em branco:

Blending = modos de mesclagem > multiply.

Bightness = brilho do horizonte.

Spread = espalhamento das nuances de horizon.

Recomendo fortemente que renderize cada mudança em slot separado para comparar as variações que ocorrem e assim entender melhor o que cada item pode fazer pelo seu projeto.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-07

Na imagem acima os itens destacados em branco dizem respeito a: à esquerda, métodos de cor do espaço.

Exposure: exposição da luminosidade no horizon,

Brightness = brilho do sol.

Size = o tamanho do sol. Quanto maior o número (-vai até 10.000-menor o sol, mas muito mais pronunciado na cena.

Abaixo uma cena com todas as modificações feitas para a imagem. Verifique que quando atmosphere está habilitada o ambiente fica com um ar de névoa.

Quando diminuímos size e mudamos distance, o ambiente começa a ficar mais nítido.

blender-sunLamp-skyAtmosphere-08

Scattering, diz respeito ao espalhamento da névoa assim como extinction. As mudanças são sutis mas fazem toda a diferença no resultado. Experimente cada item em combinação com vários outros.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *