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A lâmpada Spot serve, entre outras coisas, para iluminar ambientes que busquem um foco, do tipo ambientes de teatro, palcos de forma geral, farol de carros, foco em determinadas propagandas, etc.

Mas também serve para iluminarmos nossa cena, mesmo que de ambiente externo, quando conhecemos as suas configurações.

Vamos aqui conversar sobre algumas configurações básicas da lâmpada Spot.

Usando a mesma imagem da lição anterior, vejamos as configurações:

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Primeiro observe na Janela 3D o formato da lâmpada. Ela parece um cone.

1– as configurações desses itens são iguais as configurações da lâmpada point, portanto não é necessário repeti-las.

2– diferente da lâmpada point a lâmpada spot apresenta um tipo a mais de sombra: Buffer Shadow.

3– esses itens dizem respeito a forma da lâmpada e vamos seguir agora dando alguns exemplos de como a modificação de alguns desses itens se comportam.

Ah! A atuação dessa lâmpada, diferente da point e da sun, depende de sua LOCALIZAÇÃO e do ÂNGULO que se encontra, portanto se for conveniente, use também a janela N para controlar essas características.

Vamos comentar a respeito das sombras da lâmpada spot:

No shadow; não emite sombra. Pode ser útil para destacar um ponto iluminado, quando o lado oposto fica sem sombra.

Buffer Shadow: também é conhecida como mapa de profundidade de sombras. As sombras são criadas a partir de diferenças na distância entre a luz e os objetos de cena. São mais complexas para configurar, mas a velocidade de renderização é uma vantagem.

Para o propósito das lições as informações acima são suficientes, no entanto se quiser mais detalhes a respeito de Buffer Shadow visite:

https://www.blender.org/manual/render/blender_render/lighting/lamps/spot/buffered_shadows.html

No entanto quero enfatizar os itens clip start e clip end, que são úteis não só para definir o espaço de sombra, como para melhorar o tempo de renderização quando usado:

Clipe Start indica o ponto após o qual buffered shadows podem estar presentes dentro da área de Spot Lamp. Qualquer sombra que estiver antes deste ponto é ignorada e nenhuma sombra será gerada.

Clipe End indica o ponto após o qual buffered shadows não serão gerados na área de Spot Lamp. Qualquer sombra que estiver presente após este ponto é ignorada e nenhuma sombra será gerada.

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Habilitando Autoclip Start & Autoclip End faz com que o Blender escolha os melhores pontos de sombra para configurar o começo e o fim dos pontos de controle de auto clip.

Blender faz isso procurando onde estão os vértices visíveis e de onde são vistos da posição da Spot Lamp.

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Veja onde você pode habilitar auto clip start e auto clip end na imagem destacado com um retângulo branco.

Mas ainda há mais para Spot Lamp.

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Habilitando Ray Sahdow (item 1, numerado na imagem acima) você tem disponíveis itens que funcionam da mesma forma já explicado para Point Lamp.

No caso de Spot Shape, há itens que ainda não foram explorados e que são características próprias da Spot Lamp.

Nos itens:

2- é possível regular o ângulo do cone da lâmpada.

3- blend, significa a suavização da sombra da lâmpada. Quanto mais aumentar o blend mais suave a sombra será.

4- show cone, mostra um cone na janela 3D que facilita a delimitação da atuação da Spot Lamp. Show cone não renderiza.

Para ter um halo na renderização, é preciso habilitar Halo, item do lado direito dos exemplificados, assim como a sua intensidade é controlada pelo slider abaixo de halo.

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Intensity no item Halo vem com 1.000 por padrão… diminui o número para 0.300.

Uma pequena demonstração do uso de Spot Lamp no Cycles.

Note que a strengh (força) da lâmpada está bem aumentada. Você também tem o item show cone que aparece na janela 3D.

Para conseguir o halo na renderização, é preciso mais nodes na janela de nodes.

Os nodes aqui demonstrados (emission) são da Spot Lamp. Para outros efeitos é necessário mais nodes.

Veja na imagem abaixo:

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