blender-animacao-2-capa

Na lição anterior, já conversamos a respeito de animação, no entanto sobre animação com uma curva. Lembra da lagarta andando na Bezier Circle? Pois é! Agora vamos falar um pouquinho a respeito de uma animação que depende mais de suas decisões para traçar o percurso que qualquer objeto deva percorrer.

Vamos lá.

blender-animacao-2-01

Bem, não espere conseguir nada “natural” com as informações básicas a respeito de animação que vamos conversar agora, mas considere tais informações como uma base sólida para outros conhecimentos a respeito de animação. Aliás, há muito mais além disso!!

Depois de posicionar seu objeto no local que quer começar a animação, certifique-se que o marcador na timeline está onde você quer começar (geralmente começa-se no primeiro frame, mas não necessariamente)

Com isso feito, pressione I e o menu como na imagem acima irá surgir. Há várias possibilidades de escolha nesse menu como Location, Rotation, Scaling,… depois itens combinados como RocLoc, LocScale, LocRotScale, etc.

Dependendo do movimento que deseja, você irá escolher um desses. Vamos nos manter na simplicidade aqui, portanto para o primeiro frame vamos escolher LocRot (Localização e Rotação juntos).

Vamos agora movimentar a bola na direção do eixo X e Z; para isso, podemos usar a janela N ou a Janela 3D. A vantagem da Janela N é que você pode colocar números precisos.

Primeiro movimente o marcador do frame, depois movimente o objeto.

Querendo que a bola faça rotação, vá em Rotation e mude para 360°. Mude de 10, 20 frames cada vez (é por sua conta) e, a cada vez coloque o eixo Z mais alto que o anterior para conseguir assim uma aproximação do movimento natural que uma bola faz ao quicar no chão. Há também a variação que ocorre com o objeto (bola no nosso caso) quando ela amassa embaixo ao bater no chão. Você pode tentar esse movimento entre os saltos (quando ela bate no chão), mudando a Scale da bola no eixo Z e daí escolhendo para I= (Insert Keyframe) LocRotScale.

blender-animacao-2-02

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *